Imprimir

Notícias / Arquitetura, décor e design

Shopping convida população a conhecer seu centro de reciclagem, reutilização de água e horta orgânica

Da Redação - Isabela Mercuri

O Pantanal Shopping convida escolas, vizinhos e frequentadores a conhecer suas ações de sustentabilidade por meio de uma visita guiada. Com centro de reciclagem, reutilização de água, horta orgânica e mais, o centro comercial busca, além de reduzir o impacto ambiental, reforça o pilar de responsabilidade social do empreendimento e da Ancar Ivanhoe, sua administradora.

Leia também:
Pantanal Shopping dará viagem a Buenos Aires com direito a hotel 5 estrelas e show de tango

O projeto se chama "Sustentabilidade Transforma". "Queremos utilizar a relevância do nosso shopping para a comunidade e falar com a população cuiabana e conscientizá-la. Afinal, somos agentes transformadores da sociedade e temos um compromisso com a comunidade que nos cerca", aponta o superintendente do Pantanal Shopping, Giuliano Bragaglia.

Para agendar a visita basta acessar o site, clicar na página 'sustentabilidade' e entrar em contato com a equipe do centro de compras. No local ainda é possível encontrar informações sobre todas as ações de sustentabilidade realizadas pelo equipamento.

"As visitas ocorrerão duas vezes na semana, com o grupo de no máximo 30 pessoas. Os participantes serão recebidos com uma pequena apresentação sobre o projeto e percorrerão as dependências do equipamento conhecendo as diferentes ações", explica.

Tour sustentável

O tour do projeto começa pela praça de alimentação, onde é feita a separação do lixo e a coleta de óleo de cozinha dos restaurantes. Nos corredores há coletores de lâmpadas, pilhas e baterias, além do recém instalado tapume sustentável - ponto de descarte de latas, papelão, plástico, pilhas e baterias, óleo de cozinha e capsula de café - voltado para clientes e lojistas.

Além disso, o visitante vai verificar como o centro de compras reutiliza cerca de 600 mil m³ de água todos os meses. Hoje, o equipamento aproveita a água do sistema de ar-condicionado para uso em descargas, lavar calçadas, além de regar os jardins.

Os participantes também verão como é segregado os resíduos orgânicos dos recicláveis. O Pantanal Shopping é o centro de compras do grupo Ancar Ivanhoe, que mais recicla lixo no país. Ao todo, são 60 toneladas de lixo por mês reutilizados. O lixo recolhido é coletado por um caminhão e encaminhado a uma cooperativa para reciclagem.

O centro comercial mantém duas hortas localizadas no telhado e na doca, que juntas possuem mais de 250m² e produzem  cerca de 1.200 verduras e hortaliças por mês. Entre elas estão: cebolinha, coentro, salsa, berinjela, pimenta de cheiro, tomate cereja, tomate, pimentão, hortelã, alface, alface roxo, rúcula e couve. Todos os itens colhidos são destinados aos colaboradores do shopping e lojistas que contribuem cedendo mudas para o replantio.

"Demonstramos que toda a horta foi construída por meio do reaproveitamento de materiais inutilizados pelo shopping: cones e paver do estacionamento, vasos de plantas do paisagismo, lixeiras do equipamento, resto de tubulações e estrutura de aço. Além disso, uma pequena parte do lixo orgânico e restos de folhas do paisagismo do shopping são utilizados na compostagem, processo que provoca a decomposição da matéria orgânica. O lixo reciclado é então utilizado como adubo para a horta orgânica", conta o superintendente do Pantanal.

Para o colaborador de conservação e limpeza do shopping, Anderson Barros de Santos, o trabalho com as hortas é gratificante. "Adoro aquele momento após a colheita em que todos levam para casa as verduras e hortaliças de qualidade, sem agrotóxicos. E agora, a população poderá conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho e quem sabe se sintam incentivados a fazer uma pequena horta em casa", diz.

O Pantanal Shopping é o primeiro do Brasil a aderir ao Programa Forest Friend de Sustentabilidade. A parceria permite a compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) – também chamados de CO2 – de equipamentos, veículos utilizados pelo shopping, lixo, colaboradores, energia, gás, entre outros, por meio da compra de créditos de floresta do Programa Brasil Mata Viva (BMA).

"Abraçamos o programa que vai de encontro com o projeto Sustentabilidade Transforma com o objetivo de reduzir os impactos ambientais gerados pelo equipamento pensando nas atuais e futuras gerações. Nesta primeira fase do projeto, serão 86 toneladas de crédito que o shopping irá compensar. Uma medida que ajuda a preservar a Floresta Amazônica e ao mesmo tempo compensam emissões de CO2", diz Giuliano.

Há no local, ainda, o ‘Espaço Sustentável’, um projeto volante de 64 m2, que foi setorizado para conscientizar o público de forma lúdica e divertida. Segundo as arquitetas responsáveis pela loja, Ane Elise Caixeta Mateus e Yasmin Vanessa Dantas, a loja foi projetada com materiais reciclados ou de reuso, o que traz o contraste entre o estilo industrial e elementos artesanais, a fim de transmitir uma atmosfera criativa e sustentável.

"Procuramos trazer um ambiente atrativo, mas ao mesmo tempo aconchegante para aqueles que querem fazer uma parada seja para descansar, recarregar a bateria do celular ou usar o ambiente do cooworking. Para que isso aconteça, é possível conferir já na vitrine os displays informando todas as ações sustentáveis desenvolvidas pelo shopping, além de vídeos que falam sobre o plantio de hortaliças cultivadas na horta do empreendimento. O ambiente também conta com um espaço para relaxar, tirar fotos, poltronas e tomadas para recarga de baterias. Além de um espaço de cooworking, com área disponível para trabalho e reuniões", conta Ane.
Imprimir