Imprimir

Notícias / Cinema

Prévia do CineCaos traz terror nacional, estreia e reexibição neste sábado

Da Redação - Isabela Mercuri

Uma prévia do festival CineCaos acontece neste sábado (11), a partir das 19h30, no no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc), com exibição do filme nacional “Brasil 2020”, do cineasta Petter Baiestorff, e a estreia de “Px 110 MHz”, do multiartista cuiabano Eduardo Ferreira. Além disso, será reexibida a película “Cisma Subversiva”, que tem roteiro e direção assinados por Jorge Castro e fez parte da primeira edição do encontro, em 2015.

Leia também:
UFMT vai tentar restaurar filme de Nelson Pereira dos Santos encontrado por historiador

Neste ano, Cataclismas, Hecatombes e Delírios do Poder foram escolhidos como tema para a Mostra Internacional de Cinema e Audiovisual, realizada ao longo do mês de agosto, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Com teor político, a produção de abertura, “Brasil 2020” foi finalizada recentemente e o diretor liberou a reprodução apenas para cineclubes. No caso de PX 110 MHz, a obra, inédita, foi resgatada de uma fita e conta com ilustres participações, como do poeta Antônio Sodré, falecido em 2011, e do artista plástico Clóvis Irigaray. Sobre o roteiro, o cineasta adianta: “É uma rádio pirata no ar, em Cuiabá”.

Já o terceiro filme, “Cisma Subversiva”, aborda os devaneios de um homem solitário. “Trata-se de uma mente subversiva alimentada por cismas e desconstruções de identidade simbólica e material”.

De acordo com uma das idealizadoras do CineCaos, Eliete Borges, esta é a quinta edição consecutiva da mostra. “De 2015 pra cá temos radicalizado as propostas, abrindo espaço para os projetos mais independentes. A ideia é saírmos do cotidiano das exibições comerciais, trazendo ao público, temáticas normalmente rejeitadas pelo cinema”, diz.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo afirma que a iniciativa reforça a proposta de atrair diferentes públicos ao Museu, que reabriu as portas em 2018 após quase três anos de pausa. “Nós estamos trazendo as pessoas para dentro do museu. Para isso temos oferecido as mais variadas atrações. Estou falando de exposições com trabalhos do público LGBT, religiosidade africana, futebol e vários outros temas”, lembra.

Depois da sessão de sábado, os interessados poderão participar de uma roda de conversa com os realizadores locais. As inscrições de filmes seguem até dia 15 de julho pelo email cinekhaos@gmail.com.
Imprimir