Imprimir

Notícias / Literatura

Biblioteca Estevão de Mendonça comemora 107 anos com apresentação de Orquestra

Da Redação - Isabela Mercuri

Um evento em comemoração ao aniversário de 107 anos da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (BPEEM) acontece nesta terça-feira (26), com uma série de atividades e lançamento de dois projetos, um de resgate da memória e outro de difusão de conhecimento.

Leia também:
Revista mato-grossense era feita somente por mulheres em 1916

De acordo com a assessoria do governo do Estado, a solenidade contará com a presença da neta do historiador Estevão de Mendonça, Adélia Maria Badre de Mendonça, e da escritora Marília Beatriz de Figueiredo Leite, além do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec. Também participam 80 agentes de bibliotecas do interior, que estarão integrados na ação para trocar experiências e atuarem como multiplicadores nos municípios. A festa contará com apresentação musical da Orquestra Sinfônica Ciranda Mundo.

“Com mais de 100 mil volumes disponíveis para a população, tanto em obras impressas como no acervo informatizado, a Biblioteca Estevão é um importante espaço de difusão de conhecimento e cultura. Além disso, está localizada na região central, tem fácil acesso ao público e mantém o Palácio da Instrução vivo, com atividades o ano todo. Isso sem falar no Biblioteca Itinerante, que leva livros e leitura para diferentes regiões do Estado. É com muita alegria e orgulho que comemoramos os seus 107 anos”, destaca Allan Kardec.

O evento começa à 14h. Os participantes farão uma visita guiada pelo Palácio da Instrução, onde está localizada a Biblioteca Estevão de Mendonça. Na ocasião, eles terão oportunidade de ouvir sobre a história do prédio e da BPEEM. A programação inclui, ainda, apresentação da Orquestra Sinfônica Ciranda Mundo, às 15h, e às 16h a solenidade de abertura.

Ainda no início da tarde será possível fazer o credenciamento dos participantes do 1º Encontro de 2019 do Programa de Qualificação dos Agentes de Bibliotecas Públicas. Ao todo, serão 80 profissionais de bibliotecas de Mato Grosso, que participam de uma capacitação sobre Mediação de Leitura, até sexta-feira (29.03). O objetivo do curso é apresentar ferramentas de leituras em bibliotecas, atividades pedagógicas para o ensino da leitura e outros assuntos.

Projetos

Um dos projetos lançados será o ‘Memorial BPEEM’, que começa uma série de diálogos. A estreia terá participação da bacharel em direito Adélia Mendonça, neta do historiador Estevão de Mendonça, e da escritora Marília Beatriz de Figueiredo Leite.

Na ocasião, Adélia contribuirá com memórias familiares, compartilhando com o público
um pouco das lembranças do avô e do Palácio da Instrução. A escritora Marília Beatriz trará uma visão mais acadêmica, com informações históricas e fatos relacionados à biblioteca. Também haverá participação do servidor há mais de 30 anos na BPEEM, Antônio Hélio Capistrano, que fará um relato sobre a estrutura física da biblioteca na década de 80.

O segundo projeto é o ‘Estevão Curioso’, um personagem das redes sociais que aborda temas variados com o objetivo de despertar no público o interesse em aprofundar conhecimento. A idéia, ao longo do ano, é criar o perfil do personagem, com a identidade visual do Estevão Curioso.

“O Estevão Curioso já aparece nas mídias da BPEEM. Foi um piloto para observarmos como seria a aceitação e a repercussão dele junto aos nossos seguidores. No evento, vamos apresentar dois vídeos de entrevistas com os professores Marília Beatriz e João Carlos Vicente Ferreira sob a ótica do nosso personagem”, explica a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Waldineia Almeida. 

Programação

26/03

14h - Credenciamento
14h30 - Visita Guiada
15h - Apresentação Cultural – Orquestra Sinfônica Ciranda Mundo
15h30 - Apresentação da história da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça
16h - Abertura Oficial – participação do secretário da Secel, Allan Kardec; neta do historiador Estevão de Mendonça, Adélia Maria Badre Mendonça; escritora Marília Beatriz de Figueiredo Leite; e a equipe do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e da Biblioteca Pública Estevão de Mendonça.  
16h30 - Lançamento dos projetos ‘Memorial BPEEM’ e ‘Estevão Curioso’
17h - Diálogos de Memórias – com Adélia Mendonça, Marília Beatriz Leite e o servidor Antônio Hélio Capistrano.
18h – Encerramento

27 a 29/03 – 8h às 18h

1º Encontro de 2019 do Programa de Qualificação dos Agentes de Bibliotecas Públicas. Tema: Mediação de Leitura.

Serviço

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizada na Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá. O funcionamento ao público é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Telefone: (65) 3613-9240/30.
Imprimir