Imprimir

Notícias / Tecnologia

Terceira edição do ‘Arduino Day’ levou especialistas e estudantes à Univag

Da Redação - Isabela Mercuri

A terceira edição do Arduino Day Univag aconteceu no último dia 16 de março, sábado, e levou especialistas e estudantes ao Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). O evento foi realizado em parceria com o YouTube Arduino Brasil.

Leia também:
Empresa apresenta métodos de armazenamento digital após exigência do MEC a instituições de ensino superior

"Enquanto instituição de ensino o evento está dentro da nossa filosofia educacional, de trabalhar inovação e estar sempre à frente e é essa filosofia que nos coloca na posição de destaque da qualidade que temos, não só no estado, mas também no país", ressaltou o vice-reitor da instituição de ensino, professor Flávio Foguel.

Um dos palestrantes foi o professor Newton C. Braga, referência mundial na área de eletrônica que tem mais de 160 livros publicados em diversos países. Ele abriu o evento falando da importância da plataforma Arduino.

"No Arduino Day, estudantes e interessados em eletrônica agregam conhecimentos com o uso da plataforma, que pode ser usada também na aplicação profissional de outros setores. É uma honra participar desse evento no Univag", afirmou o professor.

“Arduino e as Novas Tecnologias - Até quando podemos usar a plataforma em nossos projetos” foi o tema da palestra de Waldyr Reis. "Esse é terceiro ano que venho no Univag ministrar uma palestra sobre o Arduino. O evento tem uma grande importância para a educação, quanto mais, melhor, para despertar a curiosidade eletrônica nas pessoas", afirmou.

Foram realizadas, ainda, palestras dos especialistas em tecnologia Rodolpho Chrispim, Marcelo Maximiano e Andressa Siqueira, e seis oficinas simultâneas, em que alunos de diversas escolas competiram com projetos próprios. "É a entrada para um novo universo, as mudanças estão acontecendo muito rápido e é preciso se atualizar para acompanhar. Para nós, do canal Arduino Brasil, é uma grande satisfação essa parceria com o Univag, que está sempre de portas abertas para nós”, destaca o presidente do canal do YouTube Arduino Brasil, Nascimento Junior.

O Arduino é uma ferramenta para criar dispositivos eletrônicos que são controlados por um software escrito numa linguagem de programação específica que é instalada no computador. O programa é criado no computador e transferido para o dispositivo, que utiliza a placa Arduíno.

Confira as escolas que tiveram seus projetos premiados no Arduino Day UNIVAG 2019:

Categoria: Maker
1º Lugar - Escola Chave do Saber - ECSA
2º Lugar - Colégio Notre Dame de Lourdes
3º Lugar - Escola Estadual Professor José Mesquita de Carvalho
 
Categoria: Youtube
1º Lugar - Colégio Notre Dame de Lourdes
2ª Lugar - Escola Chave do Saber - ECSA
3º Lugar - Escola Estadual Professor José Mesquita de Carvalho
Imprimir