Imprimir

Notícias / Tecnologia

Alunos de escola estadual de Cuiabá concorrem com projeto em evento internacional de tecnologia

Da Redação - Isabela Mercuri

Um grupo de cinco alunos de uma escola estadual de Cuiabá participam, ainda neste mês de março, de um evento de tecnologia com estudantes do mundo inteiro. Eles vão competir com o projeto Arduino SmartCar, um carro de controle remoto via bluetooth através do aplicativo Bluetooth RC Controller.

Leia também:
Itaipava instala wifi gratuito em 200 ônibus de Cuiabá
 
Os estudantes são da Escola Estadual Plena José de Mesquita, localizada no bairro Porto, e o evento é o Arduino Day Brasil 2019. Participaram da criação do projeto Celly, Emanuelly Sanches, Igor Hiro, Wallacy Matheus e Welington Fernandes.
 
O Arduino SmartCar possui uma integração com dois smartphones e um computador. Um smartphone para controle e outro para filmagem. O aparelho de gravação exibe vídeo em tempo real ao computador através de um aplicativo específico (acesso remoto por rede wi-fi). "O intuito do SmartCar é sua utilização prática em missões de resgate e mapeamento de locais inacessíveis ao corpo humano", explica o professor de física Jeozadaque Marcos, que orientou o projeto.

 

Segundo o professor, mesmo a escola concorra com três escolas particulares e uma universidade - o Notre Dame de Lourdes, Gênesis, Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e Chave do Saber - a expectativa do projeto sair vencedor é muito grande.
 
"A ideia é compartilhar nossas experiências e expandir nossos saberes através do evento. Esperamos que este primeiro acontecimento seja apenas o primeiro passo para tornar nossa escola referência nos cenários municipal, estadual e nacional", explica.
 
Além disso, a meta deste ano, segundo Jeozadaque, é inscrever a escola em outros eventos da área de Tecnologia e Informação, como por exemplo, a Mostra Nacional de Robótica (MNR) em São Paulo.
 
A escola iniciou os trabalhos com disciplina Eletiva de Robótica, desenvolvido pelos professores de física Jeozadaque e José Divino. O SmartCar é o primeiro fruto desse projeto, aprovado para participar do Arduino Day 2019, etapa Cuiabá. Para o professor, o evento de tecnologia vai além de uma simples participação. "Não estamos simplesmente representando a escola José de Mesquita, mas sim a escola pública”, afirma.
 
O Arduino Day é um evento mundial cujo objetivo é juntar pessoas que trabalham tecnologia, criando projetos e soluções de baixo custo usando a plataforma Arduino de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única. "Para quem não tem conhecimento prévio, o evento oferece oportunidades para aprendizagem como palestras e oficinas e até espaço para apresentar algum projeto na área", frisa Jeozadaque.
Imprimir