Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Unimed implanta 'Rede Continuada de Cuidados Paliativos' para dar qualidade de vida aos pacientes

Da Redação - Isabela Mercuri

Cento e oitenta médicos cooperados da Unimed Mato Grosso participaram, na noite da última quinta-feira (13), de um encontro onde foi apresentado o novo projeto da empresa: a ‘Rede de Cuidados Continuados’ voltada para tratamento paliativo. A médica de família Erika Aguiar Lara Pereira, professora da PUC de Goiânia, foi quem palestrou e falou da importância desta inovação.

Leia também:
Em Cuiabá, professor de Harvard defende modelo assistencial para trazer eficiência à saúde suplementar

Erika é também consultora de Asas Consulting, empresa que foi contratada pela Unimed para a implantação do novo projeto. “Uma rede de cuidados paliativos é uma rede que está integrada a todo um sistema de saúde, pra dar suporte pra esse paciente”, explicou ao Olhar Conceito. “Independente se ele está em cuidados paliativos, a gente sabe que 60, 80% da população brasileira evolui pra uma doença crônica. E essa doença crônica, em algum momento, deve evoluir pra um cuidado paliativo, visto que a doença pode não ter tratamento curativo. O que não quer dizer que o paciente não tenha tratamento. O que interrompe o tratamento é a doença em si. Então, estar integrado a uma rede continuada de cuidados é dar um suporte amplo, completo, abrangente, pra poder cuidar bem desse paciente”.



Segundo a palestrante, além de ser melhor para o paciente, este sistema traz economia aos planos de saúde. “A medicina de família é uma medicina que faz um atendimento e atenção primária - e atenção primária nada mais é do que uma rede continuada de cuidados. Então os planos de saúde estão identificando cada vez mais, como acontece em outros países, que a coordenação e ordenação do cuidado de um paciente passa por essa especialidade, pela medicina de família, de alguém que tenha essa visão da atenção primária em saúde. E isso faz não só um cuidado mais adequado, mais direcionado, como um cuidado que também gera economia para as operadoras, para os planos de saúde”, explica. “[Isso] evita que o paciente tenha atendimentos desnecessários, ou procedimentos desnecessários. Porque quando [os atendimentos] não estão interligados, muitas vezes o raciocínio clinico se interrompe naquele médico que estava atendendo. E quando você tem uma interligação, consegue compreender, minimizar danos, evita intervenções medicamentosas que vão trazer mais riscos pro paciente, que vão trazer mais intervenções... mais exames desnecessários”.

Mariana de Carvalho da Silva, geriatra e coordenadora da Rede de Cuidados Continuados da Unimed, contou que a ideia é começar a implantar a Rede no plano de saúde a partir de maio de 2019. Para isso, toda a equipe deverá se capacitar. “A ideia do evento é a gente apresentar pro cooperado essa nova  modalidade de cuidado. Apresentar pra ele a criação dessa rede de cuidados”.



Segundo a geriatra, o que tem de diferente nesta rede é que, além de cuidar do paciente, a ideia é cuidar também da família, tanto durante o tratamento quanto após o possível falecimento do ente querido. Mariana define os cuidados paliativos como “uma forma de tratamento para pacientes que tem uma doença que ameaça a vida dele. Na maioria das vezes são doenças graves e são incuráveis. E são doenças que causam muito sofrimento. Então os cuidados paliativos têm uma abordagem que vai tentar aliviar esse sofrimento, e outros problemas que fazem essa pessoa sofrer, pra que dê mais qualidade de vida pra ele”.

O presidente da Unimed Cuiabá, Rubens Carlos de Oliveira Junior, garante que esta é só mais uma das novidades da empresa. “Eu sou muito agitado. Então como presidente da Unimed Cuiabá estou fazendo muitas coisas aqui. Estamos com cuidados paliativos, fizemos a inauguração da maior distribuidora do Centro Oeste, o sistema Unimed, estamos com o espaço Cuidar, e temos projetos de novos produtos. Ou seja, estamos fazendo vanguarda dentro da saúde suplementar do estado de Mato Grosso”, finaliza.

Imprimir