Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Complexo Hospitalar de Cuiabá realiza caminhada pela saúde dos homens

Da Redação - Thaís Fávaro

O Complexo Hospitalar de Cuiabá promove no dia 10 de novembro a 1ª Caminhada Novembro Azul, com o objetivo de estimular a conscientização sobre a necessidade de os homens irem ao médico e fazerem exames preventivos, especialmente de próstata. O evento integra a programação do hospital para celebrar a campanha Novembro Azul. A caminhada terá percurso de 4,5 km, com concentração às 08h da Orla do Porto, em Cuiabá.

Leia mais
​MTmamma realiza caminhada pela saúde das mulheres
 
A campanha Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar sobre o câncer de próstata. Teve início em 2008, inspirada pelo Movember, movimento internacional dedicado à conscientização e arrecadação de fundos na luta contra a doença.
 
Assim como o Outubro Rosa, durante o mês de novembro, por todo o Brasil são promovidos inúmeros eventos, como iluminações de prédios e monumentos, palestras, ações em locais de grande circulação de pessoas como estradas, estádios e autódromos e apoios de instituições e personalidades lembram a importância da realização de exames preventivos.
 
Câncer de Próstata
 
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer causador de morte em homens no Brasil, ficando atrás somente do câncer de pulmão. O Instituto Nacional do Câncer estima em 68.200 os novos casos da doença em 2018, o que corresponde a 66 novos casos a cada 100 mil homens. De acordo com recente estudo do Centro de Epidemiologia da Universidade de São Paulo (USP), com dados de 11 grandes centros no país, a doença disparou no Brasil em 414% entre 1990 e 2013.
 
A prevenção ao câncer de próstata é envolta em grande preconceito por parte do público masculino, que ainda reluta em fazer os exames preventivos. Os médicos alertam que exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença seja descoberta no estágio inicial e assim a chance de cura seja maior. No estágio inicial este tipo de câncer não provoca sintomas, os sinais só surgem quando a doença está em estágio avançado.
 
Homens a partir dos 50 anos de idade, ou 45 se houver casos de câncer de próstata na família, devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.
 
Um desses exames é o toque retal, razão pelo qual boa parte dos homens relutam em fazer. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.
 
Se diagnosticado no início, a chance de cura é de até 90%. Mas, quando o caso é descoberto tardiamente, o câncer pode evoluir para outras partes do corpo e as chances de cura se reduzem drasticamente.
 
Alguns dos sintomas do câncer de próstata são: dificuldade, ardor ou vontade frequente de urinar, sensação de que a bexiga ainda está cheia mesmo após urinar; urina escura devido à presença de sangue; dificuldade de ereção, dor ao ejacular e sêmen escurecido. A qualquer um destes sintomas procure um médico e inicie os exames preventivos aos 50 anos.
 
As inscrições para a 1ª Caminhada Novembro Azul do Complexo Hospitalar de Cuiabá devem ser feitas no hospital, que fica na Avenida das Flores nº 843 – bairro Jardim Cuiabá, no setor de Recursos Humanos. Mais informações nos telefones: (065) 3051-3000 ramal 534 ou 3051-3348
 
Serviço
1ª Caminhada Novembro Azul do Complexo Hospitalar de Cuiabá
Data: 10/10/2018 – Sábado
Horário: Concentração: 08hs
Local: Orla do Porto – Cuiabá
Inscrições: Setor de Recursos Humanos do Complexo Hospitalar de Cuiabá, Avenida das Flores nº 843 – bairro Jardim Cuiabá. Fones: (065) 3051-3000 ramal 534 ou 3051-3348
 
Imprimir