Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Dom Quixote de La Mancha vira morador de rua em espetáculo da companhia paulista Circo Mínimo

Da Redação - Priscilla Silva

O clássico livro Dom Quixote de La Mancha, escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes y Saavedra, ganhou adaptação para teatro de rua e será apresentado pela companhia Circo Mínimo nos dias 07 e 08 de agosto, em Cuiabá.

Manta peruana enfeita, esquenta, carrega e faz o papel de mãe ficar ainda mais aconchegante
Humor nacional e regional se unem no "Humor do Mato", a partir desta quinta-feira

A primeira apresentação, dia 07, será no Circo Leite de Pedras, às 16h30. Já na quinta-feira (08), o grupo se apresenta na Universidade Federal de Mato Grosso, às 18h. Essa segundo dia de mostra faz parte do projeto “Ispia na Rua” promovido pelo Sesc Arsenal. Depois de Cuiabá a Companhia de teatro segue para Chapada dos Guimarães.

O protagonista da obra, o sonhador Dom Quixote em companhia de seu fiel amigo e realista Sancho viram personagens corriqueiros das ruas da cidade, respectivamente um morador de rua e um gari. A adaptação é de Alexandre Roit, com atuação do próprio autor e de Rodrigo Matheus.

Longe de buscar soluções para problemas sociais, são apontadas possibilidades dramáticas e de conflitos entre o espírito livre de um Quixote, representado pelo nosso "cidadão em situação de risco" e um Sancho enquadrado nas rígidas normas de conduta social, aqui encarnado pelo gari.

Para adaptar o texto de Cervantes, o autor buscou criar um modelo mais compacto sem deixar de fidelizar o texto escrito por Cervantes. A peça que usa de técnicas circenses como malabares, acrobacia e palhaço, busca estabelecer uma comunicação energética com o público. Em uma comunicação clara e franca, os textos originais de Cervantes são atualizados para um contexto urbano e teatral. 

O espetáculo já conquistou o prêmio Prêmio Myriam Muniz 2012 da FUNARTE, Ministério da Cultura, para circulação em algumas das principais capitais das Regiões Centro-oeste, Nordeste e Norte do país.

Ficha Técnica

De Alexandre Roit, livremente inspirado no “Dom Quixote de la Mancha”, de Cervantes
Com Alexandre Roit e Rodrigo Matheus
Direção Alexandre Roit
Arte (figurinos e adereços) Luciana Bueno
Produção Circo Mínimo – SP
Produção local Flavianny Tiemi
Mais Informações no site: http://www.circominimo.com.br/

Serviço

O que: Quixote
Quando: dias 07, às 16h30 /08 de Agosto, às 20h
Onde: Circo Leite de Pedras, no bairro Lixeira e UFMT
Quanto: Entrada franca
Mais informações: 65.3646 1545 /culturaparabolica@gmail.com e http://www.circominimo.com.br/
Imprimir