Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

MTmamma realiza caminhada pela saúde das mulheres

Da Redação - Thaís Fávaro

A Caminhada pela Saúde da Mamas, nesta sexta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, às 17h, no Parque das Águas, é mais uma ação da MTmamma amigos do peito, a Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso, na campanha Outubro Rossa 2018. O evento é um alerta á população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, medida que pode aumentar as chances de cura da doença em mais de 90%.
 
Leia mais
Campanha Outubro Rosa terá início neste domingo; abertura será no Parque das Águas
 
No Brasil, o câncer de mama é o que mais atinge o sexo feminino. Em 2018, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é o registro de 59.700 novos casos, somente em mulheres. Os homens também podem ter a doença, mas, o índice representa apenas 1% do total. Em Mato Grosso, os dados oficiais apontam 680 novos casos, sendo 220, na Capital.
 
Uma das preocupações da associação é o índice crescente de casos em mulheres mais jovens. E, por isso, a presidente da MTmamma, Cleuza Dias, considera que dar visibilidade à campanha é uma forma de disseminar a informação e , assim, ampliar a detecção precoce da doença, por meio o autoexame

 “O diagnóstico precoce pode salvar vidas já que o câncer de mama quanto mais cedo for descoberto, mais rápido se dá o tratamento e maior a chance de cura. Temos que ampliar a conscientização de mulheres e homens sobre a importância do autoexame, a visita ao médico e os exames de rotina como a mamografia. Alertamos para a prevenção em todas as gerações", destaca Cleuza Dias lembrando o lema da campanha: Para todas as gerações o importante é a prevenção.
Imprimir