Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Companhia apresenta quatro espetáculos e ministra oficina de dança em Cuiabá

Da Redação - Isabela Mercuri

Quatro espetáculos de dança e uma oficina do Grupo Comandança serão realizados em Cuiabá a partir desta quarta-feira (10), por meio do projeto ‘Circula MT’. A programação já foi para Rondonópolis, Primavera do Leste e Alta Floresta, e deve ir, ainda, para Tangará da Serra.

Leia também:
Espaço cultural recebe apresentações de dança neste final de semana

De acordo com a assessoria, a proposta do grupo é “exercitar nossas criações, colar para ser visto, ser gasto, analisado, pois, acreditamos que o exercício do oficio se denomina na pratica da aproximação e interlocução entre artistas e não artistas, público e plateia, consumidores e produtores, visando promover um intercâmbio permanente com a sociedade através da arte, cultura e cidadania”.

Buscando levar a dança contemporânea para todos e abrir perspectivas de olhares para criação de outros grupos de dança, com interesse de produzir e fixar o interesse da população de Mato Grosso em colocar seu cardápio de desenvolvimento artístico, o projeto acontece tanto em espaços abertos, como praças, escolas e feiras, quando em espaços fechados, como teatros, auditórios e sedes de grupos artísticos.

A oficina ‘Contaminação de Vida – Artes – Conexões’ vai falar sobre como as relações entre o corpo, artes e o ambiente (conexões) se dão por processos coevolutivos que produzem uma rede de pré-disposições perceptuais, motoras, de aprendizado e emocionais. “Embora corpo e o ambiente estejam envolvidos em fluxos permanentes de informação, apontam a necessidade de encontro com a sensível (arte) que imprime nos seus processos de construções, formas de superação da realidade biossocial, criando textos culturais, que se codificam a partir do imaginário, do sonho, do lúdico, do rito, do jogo”.

O público alvo são bailarinos, estudantes do corpo e das artes cênicas. O curso tem quatro horas de duração e, em Cuiabá, acontece no dia 27 de outubro. Confira a programação e a sinopse dos espetáculos:

Quarta (10): Miserê

Local – Centro Cultural Casa Cuiabana – Agendamento Escolar
Horário: 19:30
Gratuito
Sinopse: Espetáculo de dança contemporânea que retrata a trajetória de um homem qualquer, que impossibilitado de permanecer em sua terra natal devido às condições de miséria, busca nas grandes cidades perspectiva de vida melhor. Uma metáfora de todos nós que procuramos um lugar no mundo.

Miserè from Grupo COMADANÇA on Vimeo.

 
 
Segunda-feira (15) e Domingo (21): Intervenção “Vos”

Local – Saguão Do Centro Cultural Da Ufmt, Na Abertura Da Maual 2018 (Segunda)
Feira Livre Do Bairro Pedra 90 (Domingo)
Horário: 19:30 (segunda) / 8h (domingo)
Sinopse: Segunda pessoa do plural ou pessoas. Corpos suportes de reflexos, uma espécie de caixa de fundo infinito que nunca acaba de revelar o que tem dentro. E tem dentro toda a realidade. Performances circulam e dançam por espaços públicos com placas de espelhos nas mãos que criam danças pelos lugares, refletindo tudo ao seu entorno. Levando a poética de dançar com todos, e por breves momentos estarem mais próximo.

VOS from Grupo COMADANÇA on Vimeo.


 
Sexta (19):
No Corpo Outra Vez

Local – Sala Anderson Flores No Cine Teatro Cuiabá
Horário – 20h30
Gratuito
Sinopse: Dança em quatro momentos íntimos, metáforas poéticas revelam hábitos e floram lembranças de três personagens. Num lugar de um presente que reabsorve o passado e o futuro, um futuro e um passado que dividem a cada instante o presente. Aparentemente no mesmo espaço distintas subjetividades apontadas por partituras gestuais sutis, minuciosas e danças particulares.
 
Sábado (27)
: Oficina – Contaminação De Vida: Corpo-Artes-Conexões

Com – Grupo Cena Livre De Teatro Ufmt
Horário – Das 08h Às 12h
Gratuito
 
Imprimir