Imprimir

Notícias / Gastronomia

Ariani e Leila Malouf compartilham memórias de infância em oficina de gastronomia no Univag

Da Redação - Isabela Mercuri

No segundo dia do congresso Pantanal Cozinha Brasil, próxima quarta-feira (10), as chefs Ariani e Leila Malouf ministram, a partir das 13h30, uma oficina de gastronomia no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), em que falarão de sua ‘Cozinha Afetiva e memórias de infância’. Esta é apenas uma das dezenas de atividades que integram o evento.

Leia mais:
Congresso de gastronomia terá 70% das atividades gratuitas em Cuiabá

O Pantanal Cozinha Brasil acontece nos dias 09 e 10 de outubro (terça e quarta-feira), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e contará com atividades técnicas para profissionais da área e estudantes de gastronomia, oficinas e palestras com chefs de cozinha de projeção nacional e regional, além de uma programação especial voltada ao público infantil.

No Univag, a Cozinha Experimental será palco, ainda, da apresentadora do GNT, chef Helena Rizzo, do chef nacional, André Mifano, e das chef´s regionais, Joicy Lima e Ariani e Leila Malouf.

A primeira oficina será de André Mifano, às 9h de terça-feira (9). Ele, que em 2017 foi eleito o melhor chef do ano, no especial O melhor de São Paulo em restaurantes, bares e cozinha do jornal Folha de São Paulo, e é um dos apresentadores do The Taste Brasil, do canal GNT, fará uma aula com o tema “Irreverência, criatividade e ousadia de André Mifano”, com harmonização de vinhos Big Lar.

Helena Rizzo, apresentadora e vencedora da última edição do The Taste Brasil, do GNT, eleita a melhor chef do mundo em 2014 pela revista britânica Restaurant, que também escolheu o restaurante Maní, onde é responsável, como 36º melhor do planeta, ministra outra oficina na quarta-feira (10), também às 9h, com o tema: “Da lama ao caos: Fragmentos Tropicais”, também com harmonização de vinhos Big Lar.

A chef regional Joicy Lima, que atua há 12 anos como confeiteira e comanda o Ateliê do Açúcar, em Cuiabá (apontado pela Veja Comer & Beber Cuiabá 2017/2018 como uma das sete melhores docerias da capital) vai ensinar a transformar doces simples em sofisticadas sobremesas, na terça-feira (9), a partir das 13h30.

Ariani Malouf é filha da homenageada do evento, Leila Malouf. A chef de cozinha formada pela Le Cordon Bleu, de Paris, está à frente do premiadíssimo Mahalo Cozinha Criativa, considerado o melhor restaurante do Centro-Oeste pelo Guia Quatro Rodas 2014, com duas estrelas.

Pantanal Cozinha Brasil

O evento é organizado pelo empresário e professor de Gastronomia do Univag, João Caldeira, e traz neste ano o tema: “O que estamos comendo? De volta às origens”. O ingrediente explorado neste ano será a mandioca, e a homenageada desta edição é a empresária Leila Malouf, proprietária do famoso buffet que leva seu nome.

"O evento já acontece há alguns anos e eu tenho a honra e o orgulho de dizer que o Univag é parceiro desde o início, desde a primeira realização, e há dois anos como co-rezalizador, oferecendo toda a infraestrutura e apoio", ressalta João Caldeira.

O Univag também estará presente no Centro de Eventos do Pantanal, no dia 09, às 19h, com aula show do professor de Gastronomia da instituição, o chef Bruno Kimura, e o chef Marcelo Cotrim, que abordarão o tema: Mandioca e suas infinitas possibilidades. Já o chef e consultor técnico do curso de Gastronomia do Univag, Fernando Mack, participa do evento no dia 10, às 19h30, com a aula show Cozinha minimalista: menos é mais!

Confira a programação no Univag:

Dia 09 -  Chef André Mifano
A partir das 09h o chef André Mifano abre as atividades com oficina prática de culinária com degustação, com sua irreverência, criatividade e ousadia. Com harmonização de vinhos Big Lar.

Dia 09 - Chef pâtisserie Joicy Lima
A confeiteira regional Joicy Lima irá comandar uma oficina com degustação, transformando doces simples em sofisticadas sobremesas. As atividadades começam as 13h30.

Dia 10 - Chef Helena Rizzo
A chef nacional Helena Rizzo abre o segundo dia de oficinas práticas com o tema Da lama ao caos: Fragmentos Tropicais, com harmonização de vinhos Big Lar. As atividades serão realizadas a partir das 09h.

Dia 10 - Chef Ariani Malouf
A chef regional Ariani Malouf irá abordar o tema: Cozinha Afetiva e memórias da infância, com a harmonização de vinhos Big Lar. A oficina com degustação começa às 13h30.

As inscrições podem ser feitas no site www.pantanalcozinhabrasil.com.br
Imprimir