Imprimir

Notícias / Astrologia

O ambicioso, o ‘controlador’, o ‘em cima do muro’: veja o mapa astral dos candidatos ao governo de MT

Da Redação - Isabela Mercuri

As eleições acontecem em menos de um mês, e o Olhar Conceito buscou uma das astrólogas mais conceituadas de Cuiabá para fazer o mapa astral de cada um dos candidatos ao cargo de governador do estado, focando em entender como cada um se comporta com o poder em mãos. Leia a íntegra:

Leia também:
Numerologia aponta chances de vitória e “inimigos ocultos” de candidatos ao governo; confira 

Vamos analisar os mapas dos candidatos ao governo de Mato Grosso, tendo em vista a forma como cada candidato exerce o poder e também os aspectos de luz e sombra, ou seja, as qualidades e atributos positivos, e o lado mais sombrio, manifestado pelas possíveis dificuldades e bloqueios.

Todos os candidatos apresentam o planeta Plutão em destaque no mapa, seja por contato com planetas pessoais ou por ângulos. Esso é um aspecto comum em mapas de políticos com aspirações ao Executivo, pois indica o desejo de poder, a habilidade de lidar com o poder, a capacidade de liderança e de exercer poder sobre as sociedades. Quando o indivíduo tem integridade suficiente, esses aspectos com Plutão o obrigam ao auto confronto, a se desafiar constantemente, levando a transformações profundas e à evolução pessoal. A pessoa pode também chegar a posições de poder e autoridade, que impactam fortemente na vida do coletivo, positiva ou negativamente, conforme o caso. Se não há integridade e honestidade emocional suficientes, há apenas o impulso de controlar aos outros e ao ambiente, por receio de ser controlado, e o desejo obsessivo pelo poder, que vai ser buscado a qualquer custo.

Outro dado em comum é que, exceto por Arthur Nogueira, o candidato mais jovem, todos os demais candidatos pertencem à geração que tem Urano e Plutão conjuntos em Virgem, uma configuração que ficou ativa na maior parte dos anos 60 (1963-69) e que simbolizou os avanços científicos e todas as revoluções e transformações econômicas, políticas, sociais e culturais daquela época. Esta geração traz como marca o poder de implantar mudanças e empreender grandes transformações a partir de muito pouco ou de pequenas ações que sejam eficientes no dia a dia. Arthur Nogueira pertence à geração que nasceu com Urano e Plutão no signo de Libra, cujas transformações e revoluções mais significativas ocorrem através das relações e interações sociais.

Para levantar o mapa astrológico são necessárias três informações básicas: a data, a hora e o local de nascimento. A hora é fundamental para determinar o signo Ascendente, a distribuição das casas astrológicas e a posição exata da Lua (a Lua se move cerca de 13 graus em 24 horas). Solicitamos esses dados às assessorias dos candidatos, mas nem todas deram retorno, assim, a interpretação dos mapas de Moisés Franz e Wellington Fagundes tem a acurácia comprometida, por não termos tido acesso ao horário de nascimento. O correto horário de nascimento pode modificar algumas das interpretações.

OBS: Numa análise astrológica levantamos hipóteses a partir dos posicionamentos planetários nos signos e casas astrológicas. Só quem pode confirmar se tais hipóteses correspondem à realidade é o nativo, ou seja, o dono do mapa. Portanto, nas análises que se seguem abaixo, nenhuma das afirmações é categórica, irredutível ou inquestionável, uma vez que não temos a confirmação das pessoas em questão. São hipóteses.
 
MAURO MENDES – Sol e Lua em Áries; Ascendente em Touro (horário de nascimento fornecido pela assessoria do candidato)


Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

LUZ – Poder de liderar e de realizar. Coragem, iniciativa e espírito guerreiro são alguns de seus atributos. Tem um mapa que combina Fogo e Terra, indicando um sonhador pé-no-chão: tem muita visão e imaginação e consegue ser prático o bastante para realizar essa visão. Sol e Lua na casa 12 (a casa dos políticos) trazem grande capacidade de sintonizar-se com os desejos das massas, de entender o que o coletivo quer, de captar aquilo que está pronto para nascer e se manifestar no plano concreto – se vai usar isso de forma benéfica ou não, é outra história. Precisa prestar grandes serviços à sociedade, precisa submeter sua vontade pessoal a uma Vontade Maior. É um homem de ação e execução, embora precise de um certo tempo para ter clareza de seus objetivos. O Ascendente em Touro é regido por Vênus, na casa 2 (Vênus faz aspecto a Plutão) e sugere que acumular dinheiro, posses e agregar valor são atividades muito importantes para a imagem, a autoestima e para superar inseguranças internas, desenvolvendo assim muitas formas de consolidar patrimônio. É extremamente ambicioso, tem grande desejo de poder e está disposto a trabalhar duro para conseguir tal poder. Exerce o poder de forma contundente e direta, mesmo que esteja nos bastidores.

Nasceu na fase da Lua Balsâmica, que adiciona um talento profético e futurista ao caráter. Sente-se “guiado” por um poder superior e pode ter uma grande capacidade de prever as tendências e os rumos dos acontecimentos com muita acuidade. Tem um feeling muito aguçado: sabe, com muita clareza, de tudo o que está acontecendo, mesmo antes de os fatos virem à tona.

SOMBRA – Pode ter dificuldade de perceber as próprias motivações para fazer o que faz e enganar a si mesmo quanto a isso, ou seja, pode criar justificativas bonitas para suas ações, quando na verdade as motivações podem ser bem egoístas; dito de outra forma, pode ter motivações ocultas para buscar seus objetivos – em tempo: todos temos as nossas!  Não gosta de revelar suas intenções porque teme os “inimigos ocultos”, mas o seu pior inimigo pode ser ele próprio (Marte também está na casa 12). Os pensamentos podem ser um pouco confusos (Mercúrio oposição Netuno), o que leva a uma dificuldade de se expressar de forma clara e objetiva e isso pode atrapalhar as negociações, alianças e a tradução exata para os colaboradores daquilo que quer realizar. Precisa de tempo para processar as informações.

TRÂNSITOS PARA OS PRÓXIMOS MESES

Saturno está atualmente em discórdia com Marte, indicando um período de lidar com limitações e frustrações – sente-se bloqueado e travado. É possível que haja muitas cobranças ou questões relacionadas à justiça. Plutão pressiona a Lua e logo vai pressionar o Sol, em 2020, um período que tende a ser bastante desafiador, de muitos embates e transformações viscerais.
 
PEDRO TAQUES – Sol em Peixes, Lua em Libra, Ascendente em Gêmeos

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

LUZ – O poder da análise. Com o Sol em Peixes (conjunto a Quíron) e muito elemento água, a natureza é compassiva e há altruísmo e compaixão, que se manifestam no desejo de servir à sociedade e ao coletivo. Também tem a habilidade de sintonizar-se com as massas, identificando-se com os anseios do povo. O Sol na casa 10 indica muita ambição e desejo de status, proeminência, poder e reconhecimento público, assim como a necessidade de desenvolver autoridade interior. É alguém que quer deixar uma marca de realizações significativas no mundo – o Sol na 10 traz muita visibilidade, tanto positiva quanto negativamente. O Sol se opõe a Plutão e a Urano, potencializando esse desejo de poder e proeminência e a necessidade de controle. Positivamente esse aspecto Sol-Plutão-Urano indica um indivíduo extremamente inventivo e cheio de recursos, com um poder imenso de transformar e revolucionar a vida de muitas pessoas, a partir de ações pequenas e cotidianas, porém muito efetivas (Urano-Plutão em Virgem).

O Ascendente em Gêmeos indica que a comunicação é uma parte vital da personalidade e traz muita curiosidade, desejo de saber, talento para criar conexões, facilidade de transitar em todos os ambientes e de dialogar com várias tribos, quando quer. Mercúrio, regente do Ascendente está em Aquário, na casa nove, sugerindo novamente que a acumulação de conhecimentos é fundamental para a personalidade e para o senso de realização pessoal – Mercúrio está em oposição exata a Júpiter, o que potencializa e amplifica essa sede de conhecimento. É um grande pensador, com capacidade para análises profundas, do tipo que pesquisa e investiga, até chegar à fonte e à origem do problema. O Ascendente em Gêmeos e Lua em Libra também assinalam talento para a conciliação e a mediação. Exerce o poder de forma enérgica (Sol-Plutão-Urano), a despeito de sua natureza compassiva (Peixes).

Nasceu na fase da Lua Cheia, o que sugere alguém preocupado com a natureza básica dos relacionamentos humanos, que veio aprender a lidar com pessoas. Esse posicionamento também adiciona objetividade e percepção clara ao caráter.

SOMBRA – Há o perigo de identificar-se com o papel do “salvador da pátria”, de se definir como um tipo de “messias” e perder a perspectiva do projeto inicial. Pode esquecer que está a serviço de um poder maior e que este poder precisa ser exercido com muita responsabilidade. O Sol opondo-se a Plutão e a Urano indica uma certa imprevisibilidade, tendência a explosões inesperadas, e possivelmente mudanças abruptas nos propósitos. O mapa apresenta escassa presença do elemento Terra e isso pode significar pouco senso prático na hora de executar os elevados ideais Piscianos, especialmente porque Netuno está na casa 6 – é difícil ser prático nos assuntos cotidianos. Mercúrio também faz quadratura a Netuno, requerendo cautela em algumas análises, porque os pensamentos podem estar coloridos por impressões irreais – nem tudo é o que parece à primeira vista.

TRÂNSITOS – Saturno está atualmente desafiando a oposição Lua-Saturno natal – esse movimento vai até o ano que vem. É um período de auditoria na forma como tem conduzido a gestão das instituições públicas (Saturno natal na casa 11), de cobranças e prestação de contas, que pode ser mais desafiador porque o eclipse do dia cinco de janeiro de 2019 faz quadratura ao Saturno natal. Contudo, Saturno é um mestre justo e retribui conforme nossas ações: se fizemos o que tinha que ser feito, com correção e disciplina, recebemos o justo reconhecimento e somos premiados. Se ocorreu o contrário, arcamos com as consequências. Com Saturno sempre colhemos o que plantamos.
 
WELLINGTON FAGUNDES – Sol em Gêmeos, Lua em Peixes ou Áries. Não temos o horário de nascimento, então a posição da Lua fica imprecisa e não é possível saber o Ascendente e as demais casas astrológicas

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

LUZ – O poder da persuasão. O mapa traz uma mistura de Ar e Água, indicando inteligência e feeling, mas possivelmente uma cisão entre a mente objetiva e as emoções. Há certa carência de praticidade, devido à pouca Terra no mapa. É uma pessoa de grande inteligência e sagacidade. Sol em Gêmeos dá talento e habilidade de comunicação e o contato com Plutão traz carisma e magnetismo, além do desejo de poder e controle. Tem ainda competência para lidar com crises e transformar a vida de muitas pessoas, além da sua própria. O Sol se harmoniza com Marte, que acabou de voltar da retrogradação, adicionando charme, diplomacia e habilidade de negociação – intuindo o que o outro precisa, sabe dizer a coisa certa, na hora certa – é extremamente habilidoso com as palavras. Apresenta um talento formidável para lidar com pessoas: ouve suas necessidades, demonstra empatia e pode ter um desejo genuíno de ajudar – se vai, de fato, fazer isso, depende das circunstâncias. Exerce o poder de forma diplomática e cautelosa, certificando-se de estar de posse das melhores estratégias antes de agir.

Nasceu com a Lua Minguante, um posicionamento que indica crenças fortes e às vezes inflexíveis e um desejo de concretizar aquilo em que acredita, tendo ainda um feeling acurado sobre o melhor momento de agir

SOMBRA – Tende a evitar confrontos, ficando em cima do muro em determinadas situações, pois pode haver dificuldade de escolher e se manter firme na escolha – escolhe, mas hesita, muda de ideia depois, por receio de perder oportunidades melhores. Ou pode dizer exatamente o que o outro quer ouvir para se esquivar da situação e fazer aquilo que queria desde o princípio, que pode ser algo completamente diferente do combinado. Pode ser muito transigente, quando deveria ser mais firme.

TRÂNSITOS

Saturno transitando em Capricórnio desafia sua posição natal, em Áries, o que implica revisões e questionamentos a projetos iniciados ou culminados em 2010. É uma auditoria sobre a forma como tem exercido a autoridade e o poder e como tem gerido sua vida pública e pessoal nos últimos anos. Plutão está em concordância com a posição natal e com Urano, apontando um período propício a transformações planejadas.
 
MOISÉS FRANZ – Sol em Leão, Lua em Virgem, Ascendente indeterminado – horário de nascimento desconhecido

Moisés Frantz (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

LUZ – O poder da visão e da compaixão. O elemento Fogo indica um romântico visionário, mas a Lua em Virgem traz um certo senso crítico. É muito criativo e entusiasmado, mas também detalhista e analítico. Tem forte senso de justiça, empatia, nobreza de espírito e desejo genuíno de fazer a diferença e transformar o coletivo – tem uma grande visão que gostaria de realizar. Teria talento para liderar e comandar, se não duvidasse do seu próprio poder. Exerce o poder de forma um tanto burocrática, porque se perde no aspecto operacional das situações.

O mapa traz a Lua na fase Nova, adicionando impulsividade e subjetividade e a tendência a projetar seus grandes ideais sobre o mundo. Essa posição também indica muita energia vital, embora nem sempre haja clareza de como utilizá-la de forma efetiva e equilibrada.

SOMBRA – Pode ter dificuldade em se posicionar com firmeza em determinadas situações. Falta objetividade e pode ter muita dificuldade em expressar as ideias com clareza e se fazer entender, como sugere a ausência do elemento Ar. O mapa mostra apenas dois planetas cardinais, então é possível que haja pouca iniciativa, precisando de outros para dar o primeiro passo nos projetos. Tem um grande sonho, mas talvez não saiba bem como realizá-lo, porque se perde nas minúcias e detalhes práticos da concretização.

TRÂNSITOS

Netuno atualmente desafia seu senso de poder e pede uma transformação na forma como exerce esse poder – é tempo de se desapegar da necessidade de controle. Com Netuno precisamos nos desapegar das expectativas ou podemos nos desapontar profundamente. Urano também está desafiando Vênus e os desejos por admiração e fama (Vênus em Leão) e Urano é um planeta que se manifesta de forma imprevisível, geralmente trazendo o contrário do que desejamos. O ano de 2020 será bastante desafiador.
 
ARTHUR NOGUEIRA – Sol em Gêmeos, Lua em Câncer, Ascendente em Áries (horário de nascimento informado pela assessoria do candidato)

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

LUZ – O poder da comunicação efetiva. O Sol está no último grau de Gêmeos, na casa três, em trígono a Urano, posição que indica um grande comunicador, um homem de muitas e inovadoras ideias e com uma mensagem a entregar. Tem poder de oratória, mas também habilidade executiva e muita capacidade de trabalho, garantidos pela conjunção fora de signo a Saturno em Câncer – tende a exigir muito de si mesmo e dos outros com quem trabalha. O Sol está em aspecto a Plutão na casa seis, que sugere liderança, vontade de poder e habilidade para lidar com o poder com responsabilidade, já que Plutão também recebe aspecto de Saturno. Iniciativa e coragem são atributos fortes. Exerce o poder de forma estratégica, controladora e obstinada.

É um tipo da Lua Nova, ou seja, muita subjetividade, obstinação e impulsividade, que podem fazer com que a pessoa só enxergue a própria perspectiva, não conseguindo olhar outros pontos de vista.

SOMBRA – É um estrategista, não deseja nada menos que o topo, contudo, suas motivações podem ser mais emocionais do que se suspeitaria e podem ser voláteis ou instáveis – Mercúrio, regente do Sol, está conjunto à Lua em Câncer, apontando para uma mistura entre pensamentos e sentimentos, dificultando a clareza e a objetividade nas situações. Embora tenha muita iniciativa, pode haver dificuldade de dar continuidade a alguns projetos, devido à pouca energia fixa – para evitar isso, é necessário estabelecer metas com as quais se comprometa de corpo e alma.

TRÂNSITOS 

Atualmente Saturno faz oposição ao Saturno natal, questionando e desafiando a validade de projetos iniciados cerca de 14 anos atrás, quando começou um novo ciclo de vida. No ano que vem, além de se opor à Lua e a Mercúrio, Saturno atingirá o Meio do Céu (se o horário de nascimento estiver correto), um período de grande colheita e de aumento significativo de trabalho e responsabilidades. Se a colheita é positiva ou negativa, depende da qualidade do que se plantou lá atrás e do esforço colocado na plantação até aqui, dos métodos utilizados para chegar onde se está. Saturno também faz auditoria nas crenças e nas ideias do candidato – ainda são válidas, executáveis? O eclipse do dia cinco de janeiro também afetará o mapa do candidato, em conjunção ao MC e oposição à Lua e a Mercúrio: Questões relacionadas à sua atuação pública e profissional podem repercutir negativamente nas relações familiares ou na vida doméstica/privada.


Astrologia

Maria Eunice (Foto: Arquivo Pessoal) 

A astróloga Maria Eunice Sousa nasceu no Maranhão, mas se mudou para Cuiabá em 1993. É formada pelo Centro de Astrologia psicológica de Londres, e sua orientação é  a astrologia psicológica.

“A Astrologia é um saber de mais de seis mil anos, que foi evoluindo com o ser humano, ao longo das épocas. É uma arte que utiliza os movimentos dos luminares, planetas e outros corpos celestes como símbolos dos ciclos da natureza e da vida na Terra. Os planetas em si não “fazem” nada, apenas representam, simbolizam algo que já existe intrinsecamente em nós”, explica.

Segundo Maria Eunice, a Astrologia Psicológica vai além dos comportamentos ou estereótipos, buscando um entendimento mais profundo das motivações, dinâmicas e complexos da psique humana, utilizando a mitologia, os arquétipos, a alquimia e outros recursos para jogar luz sobre esses temas. “É menos focada nas “previsões” de futuro e mais preocupada com a responsabilidade que cada indivíduo tem na realidade que cria para si mesmo. Ao invés de “prever” futuros fatídicos, aponta tendências e perspectivas de futuros possíveis, que dependem, em parte, da consciência e atitude individual para se manifestarem.”.

Serviço

E-mail: psicologica.astrologia@gmail.com
Fone/WhatsApp: 65 – 98123-0880 (Tim) / 65 – 99681-0888 (Vivo)
Site/Blog: www.mariaeunicesousa.com
Imprimir