Imprimir

Notícias / Literatura

Descoberto em MT, caso de dourados que se 'fantasiam' de piraputangas vira livro infanto-juvenil

Da Redação - Vitória Lopes

A pesquisa desenvolvida pela professora Lucélia Nobre de Carvalho, do Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) da UFMT Câmpus de Sinop, em 2011, foi utilizada como base para o livro infanto-juvenil "O segredo do peixe invisível", do professor do curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Robson Rocha.

Leia mais:
Cena Onze inaugura biblioteca “Luiz Carlos Ribeiro” em homenagem a escritor


A descoberta foi publicada no periódico Neotropical Ichthyology, em conjunto com os professores Eduardo Bessa Pereira da Silva e Paola Tomazzelli, também da Unemat e José Sabino, da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp).

O trabalho, conduzido no município de Nobres, aborda um caso de mimetismo agressivo, em que dourados juvenis se fazem confundir com piraputangas para atacar as presas.

O livro, adotado em algumas escolas do Mato Grosso e em outros estados do Brasil, busca estimular o conteúdo da pesquisa para crianças. A narrativa gira em torno de um lambarizinho curioso que resolve investigar um mistério que ronda o rio onde mora: um monstro invisível que surge, ninguém sabe de onde, e ataca peixes menores.
Imprimir