Imprimir

Notícias / Gastronomia

Português traz receita da mesa de D. João VI para Cuiabá: conheça as coxinhas de bacalhau

Da Redação - Isabela Mercuri

Reza a lenda que o rei Don João VI tinha os bolsos grandes para que coubessem muitas ‘peras’. Estas não eram as frutas, mas salgados fritos com massa de batata e recheios diversos, preparados pelo chef francês Lucas Rigaud, que o rei fez questão de trazer para o Brasil quando veio embora de Portugal, e que, por aqui, passaram a se chamar ‘coxinhas’. Quem também veio de Portugal e trouxe receitas centenárias de família foi Simão Morant. Desde janeiro deste ano, ele e sua esposa iniciaram um serviço de delivery de comida portuguesa em Cuiabá, com destaque para as coxinhas (ou peras) de bacalhau com molho verde.

Leia também:
Rodízio de Caldos chega a atender 600 pessoas em noites de frio em Cuiabá

Simão vive em Mato Grosso há seis anos. Veio embora das terras lusitanas durante a crise que devastou a Europa, e teve como primeiro pouso a cidade de Chapada dos Guimarães. Lá, ele trabalhou por algum tempo vendendo suas iguarias na praça, e depois alugou um espaço no centro. Mas as coisas começaram a ficar complicadas.

Miriam e Simão (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

“Miriam [esposa de Simão] tinha essa casa aqui em Cuiabá, e estava abandonada. Foi alvo de assaltantes três vezes, nos levaram tudo”, lembra. “E lá em Chapada tínhamos que alugar tanto a loja quanto a casa para morar. Optamos por vir para cá”, contou o português ao Olhar Conceito na tarde da última terça-feira (5), quando abriu a casa, onde agora funciona sua pequena indústria de delícias portuguesas, para a nossa equipe.

Na nova casa, Simão e Miriam decidiram investir somente em delivery num primeiro momento, e lançaram as coxinhas como novidade. Além da de bacalhau com molho verde, eles também preparam uma de carne seca com molho de ameixas e uma de camarão. “As pessoas podem estranhar, mas em Portugal nós sempre usamos frutas nas receitas. E eu acho um desperdício, no Brasil, com tanta fruta que tem, as pessoas não usarem tanto”, comenta o chef.

O diferencial, além do recheio, está também no modo de preparo. “Só usamos azeite e molhos baseados em azeite extra-virgem. A coxinha é frita em azeite filtrado, não usamos nenhum tipo de gordura hidrogenada”, garante. “Então ela não fica oleosa. Podemos dizer que é um produto gourmet. As pessoas pensam que é uma coisa popular, mas, sem modéstia, é uma iguaria que fazia parte da mesa de um rei”.

Simão conta que a cozinha está em sua vida há muitos anos. Em Portugal, trabalhava com uma empresa organizadora de eventos, e a receita da coxinha está em sua família há pelo menos 800 anos. Mas não é só a coxinha que ele colocou à venda. O tradicional ‘bacalhau com natas’ também está disponível, em uma quantidade que serve de duas a três pessoas, leva cerca de 500 gramas de bacalhau e acompanha arroz branco, assim como a salada de bacalhau, para quem quer uma opção mais ‘fitness’.

Bacalhau com natas (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

O pastel de Belém, que vendia no ‘Cantinho de Portugal’, em Chapada, o pastel de Santa Clara e o sorvete de pastel de Belém (patenteado por ele) também estão no cardápio. Este último, recheado com abóbora de chila e amêndoas torradas. Outras especialidades portuguesas podem ser feitas sob encomenda.

Outras novidades são o azeite medicinal ‘Casa de Santo Amaro’ e o vinho ‘Zé do Telhado’, ambos importados diretamente de Portugal e disponíveis para delivery. “Sabe aquele azeite que o médico diz que se deve comer para diminuir o colesterol e outras coisas? É esse aqui!”, garante.

Ainda é possível encontrar produtos Don Simão (marca patenteada do chef) em restaurantes, cafés e conveniências de Cuiabá, como na nova Boi Grill, onde é vendido o ‘petit Belém’ (pastel de Belém com sorvete de pastel de Belém), e na Café & Prosa.

Pastel de Belém (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Simão também está aberto para realizar assessoria em restaurantes, organizar cartas de vinhos, fazer treinamentos para cozinheiros e parcerias com outros estabelecimentos. Em breve, deve começar a vender seus sorvetes de pastel de Belém, com redução de vinho, nos supermercados Comper.

No delivery, ele atende diariamente e entrega em toda Cuiabá. Os produtos Don Simão estão também no iFood.

Serviço

Don Simão – Culinária Portuguesa
Pedidos e informações: (65) 98163-6737 / (65) 3642-4998
FAN PAGE / INSTAGRAM
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, Qd 98, Casa 06 – CPA II
Email: rocha_aguia@hotmail.com
Imprimir