Imprimir

Notícias / Treinador Gil Melo

Treinador Gil Melo explica: o que é e para que serve a 'falha'?

Treinador Gil Melo

A ciência vem mostrando que para quem busca a hipertrofia, o fundamental é atingir a falha momentânea de contração concêntrica, ou seja, atingir o máximo de potencial contrátil naquele dado momento.

Leia também:
Treinador Gil Melo explica: o que é e para que serve o treinamento submáximo?

Desta maneira, temos a certeza de estar esgotando as fibras e os substratos energéticos naquele momento. Mas basicamente,a falha concêntrica é o momento onde você não consegue mais vencer a carga no exercício em questão.

Porém, muitas pessoas me perguntam se devem usar a falha concêntrica em todo o treino, se devem intercalar com outros exercícios e qual o tempo de recuperação entre as séries.

Isso é muito mais complexo do que parece, meu intuito é mostrar que existem várias formas de usar a falha concêntrica e que cada uma delas, depende de fatores individuais.

Comecei a treinar a pouco tempo, devo usar a falha concêntrica em meu treino?

Acredito que não seja o ideal. Segundo Weineck (2000) pessoas iniciantes no treinamento de força, precisam de mais volume do que intensidade, para que haja a melhora da coordenação e da resistência muscular específica.

O ideal é um treinamento bem montado, focado na melhora da resistência e da força máxima, para depois usar a falha concêntrica.

Somente se você for uma pessoa bem treinada. Um treino inteiramente feito com as séries até a falha concêntrica pode ser muito intenso para pessoas que não estejam preparadas. Por isso, no caso de intermediários, o ideal é utilizar somente uma ou duas séries até a falha concêntrica. Mas é lógico que isso vai variar de caso para caso.
métodos que utilizem a falha concêntrica como base, tem excelentes resultados para pessoas que buscam a eliminação de gordura. Isso porque, ao impormos a nossos músculos um treino intenso, onde ocorram microlesões nas células musculares, teremos um processo adaptativo aumentado, que vai aumentar os gastos metabólicos.
Com isso, somado a uma alimentação equilibrada, teremos um maior gasto das células adiposas.

O que devemos ter sempre em mente é que mesmo nas repetições que antecedem a falha concêntrica, precisamos manter a qualidade do movimento, para que não hajam maiores problemas, como lesões.

 *Gil Melo é Treinador e proprietário da Academia AFC, em Cuiabá.
Imprimir