Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Grupo de teatro mineiro Espanca! apresenta no Sesc Arsenal revista política

Da Redação - Vitória Lopes

Um linchamento, um atropelamento, uma chacina policial e um movimento grevista. O espetáculo REAL, do grupo Espanca! (MG), chega ao teatro do Sesc Arsenal nos dias 06 a 08 de abril, às 20h, reunindo quatro curtas peças inspiradas em fatos recentes que marcaram a sociedade brasileira. Vale destacar que todas as sessões terão acessibilidade, com interpretação em libras e audiodescrição. Os ingressos são gratuitos.

Leia mais:
Inspirada em música de Gil, peça conta história de crime que 'chocou' o CPA 3


Apresentadas em sequência, essas obras compõem um tipo de “revista política” sobre o país. A primeira, Inquérito, com texto de Diogo Liberano, propõe um jogo violento numa poética muito próxima da que o Espanca! vem desenvolvendo ao longo dos anos. Roberto Alvim escreveu O Todo E As Partes, cuja encenação utiliza princípios do teatro de bonecos. Parada Serpentina dilui as fronteiras entre o teatro e a dança, partindo de estudos sobre o movimento, princípios da dança contemporânea e sistemas corporais urbanos. Já Maré parte de um trabalho sonoro com o texto de Márcio Abreu, priorizando a musicalidade da fala dos personagens.

De acordo com Gustavo Bones, que ao lado de Marcelo Castro coordenou a equipe de criação composta por parceiros do grupo, cada um deles assume diferentes funções em cada uma das peças. “Nós criamos quatro peças de teatro ao mesmo tempo, sendo que cada uma delas é um sistema distinto, um universo muito diferente do outro”, completa Bones.

“Foi isso que nos aproximou do conceito de ‘teatro de revista’. Essa variedade de linguagens, junto da ideia de criar esquetes teatrais a partir de fatos políticos recentes”, explica Gustavo Bones.

Entre os melhores espetáculos

REAL estreou em São Paulo em 2015 e foi apontada como um dos dez melhores espetáculos do ano pelo Estadão. Já circulou por 7 cidades do Estado de Santa Catarina e cumpriu temporadas em Belo Horizonte e Curitiba, além de compor a programação do Festival Internacional de Teatro de BH e do Cena Brasil Internacional, no Rio de Janeiro. Também foi indicado ao 3º Prêmio Copasa/Sinparc de Artes Cênicas de MG nas categorias melhor espetáculo, melhor texto inédito e melhor atriz (Gláucia Vandeveld). Este ano, o espetáculo REAL passou por Campo Grande e Dourados, antes de chegar à Cuiabá, nesta curta temporada pela região Centro-Oeste.

Com patrocínio da Petrobras Distribuidora e realização do Governo Federal e Ministério da Cultura, em Cuiabá, após a apresentação do dia 06, a equipe do espetáculo participará de um Bate-Papo com o público sobre Formação de Plateia.

Numa outra ação, dia 07, a partir das 22h no espaço cultural Metade Cheio, um Encontro Aberto reunirá a equipe do espetáculo e artistas da cidade, sob mediação do in-Próprio Coletivo, para discutir “O que pode a arte diante da urgência do real? ”.

Grupo Espanca!

Nos últimos 13 anos, o Espanca! criou trabalhos teatrais que revelam uma linguagem cênica chamada de “poéticas da violência”, em que o grupo investiga códigos do fenômeno teatral na encenação de dramaturgias contemporâneas.

As primeiras montagens tem textos inéditos escritos por Grace Passô, que também assina a direção de Por Elise (2005) e Congresso Internacional do Medo (2008). Amores Surdos (2006) tem direção de Rita Clemente e Marcha Para Zenturo (2010) foi criada em parceria com o Grupo XIX de Teatro, de São Paulo. O Líquido Tátil (2012) foi escrito e dirigido pelo argentino Daniel Veronese, um dos mais importantes nomes do teatro mundial. Dente de Leão (2014) tem texto de Assis Benevenuto e direção de Marcelo Castro. Real (2015) é um programa composto por quatro peças de curta duração, com textos de Diogo Liberano, Márcio Abreu e Roberto Alvim. Passaarão (2017) é o primeiro espetáculo na rua da companhia, dirigido por Aline Vila Real com dramaturgia de Allan da Rosa.

Estes trabalhos circularam pelos principais festivais de teatro do país, receberam diversos prêmios e nomeações (Shell, APCA, Qualidade Brasil, entre outros) e fizeram mais de 700 apresentações em 63 cidades de todas as regiões do país, além de Alemanha, Chile, Colômbia e Uruguai.

O grupo ainda desdobra seu trabalho artístico na concepção de um espaço cultural no hipercentro de Belo Horizonte que é aberto a propostas artísticas de diversas linguagens. Há quase 7 anos o Teatro Espanca abriga reuniões, ensaios, oficinas, debates, apresentações de teatro, performances, shows, projetos experimentais, saraus, feiras, exposições, atividades criativas e coletivas feitas por artistas e grupos culturais da cidade e do país. Estima-se que os projetos do grupo Espanca! já alcançaram mais de 130 mil pessoas.

Oficina

De 06 a 08 de abril, sempre das 9h às 13h, no Sesc Arsenal, o Grupo Espanca realizará a oficina “Ficcionalizar o Real”, com integrantes do grupo compartilhando seus processos criativos com artistas de teatro, performers, dramaturgos e estudantes de artes cênicas.

Princípios de atuação, cênicos e dramatúrgicos utilizados nas concepções dos espetáculos do grupo servirão como base para a criação de “dramaturgias cênicas” desenvolvidas a partir de fatos políticos e sociais que afetaram o país ultimamente.

 “Como no processo de criação do espetáculo, a oficina parte de fatos reais marcantes para criar cenas teatrais que usem princípios de atuação e dramaturgia do grupo. Toda comunidade, toda cidade, todo país vive experiências coletivas marcantes. Traumas sociais, lutas coletivas, episódios simbolicamente fortes que permeiam nosso imaginário revelam muitas contradições ao ganharem dimensões teatrais”, afirma o ator Alexandre de Sena, que ministra a oficina junto ao diretor Gustavo Bones.

Artistas, estudantes e entusiastas interessados na pesquisa desenvolvida durante o processo de criação da peça podem fazer suas inscrições gratuitas entre os dias 28 de março e 02 de abril, pelo site espanca.com.
 
Serviço
 
Data: 07 e 08 de abril

Horário: 20h
 
Local: Teatro do Sesc Arsenal

Ingressos: entrada franca (bilheteria uma hora antes do espetáculo)
 
Classificação: 16 anos

Oficina “Ficcionalizar o Real”
 
Datas: 06, 07 e 08 de Abril

Horário: das 9h às 13h
 
Inscrições gratuitas, abertas de 28 de março a 2 de abril pelo site espanca.com
 
Encontro Aberto “O que pode a arte diante da urgência do real? ”
 
Data: 07 de abril

Horário: a partir das 22h
 
Local: Espaço Cultural Metade Cheio
 
Aberto ao público
Imprimir