Imprimir

Notícias / Música

Concerto em homenagem ao aniversário de Cuiabá acontece na Basílica do Senhor Bom Jesus

Da Redação - Isabela Mercuri

Em comemoração aos 299 anos de Cuiabá, será realizado no próximo domingo (8) um concerto na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, logo após a tradicional missa das 7h. A apresentação será regida por Carlos Taubaté em conjunto com o professor Fernando Pereira, do projeto ‘Boca Musical’.

Leia também:
Aniversário de Cuiabá terá Luan Santana, Munhoz e Mariano, SPC e mais
 
De acordo com a assessoria, quem se apresentará será o Coral Municipal de Cuiabá e a Camerata de Concerto. No repertorio, segundo Taubaté, estão músicas como "A lua", "Eu sou de Cuiabá" e o "Hino a Cuiabá".
 
A Basílica é um dos principais cartões postais da cidade, e comemora 296 anos de fundação em 2018. Fundada em 1722, ela é considerada a principal igreja católica do Estado, apresenta uma arquitetura de encher os olhos e mantém em seu subsolo uma cripta onde estão enterrados ilustres personagens da História de Mato Grosso.
 
Carlos Taubaté, regente do concerto, é formado em Composição e Regência pela FAAM-SP, já realizou concertos junto à Orquestra Jazz Sinfônica, como regente convidado e, como cantor, do Coral Paulistano do Theatro Municipal e do Coro Sinfônico de São Paulo, participou do Ciclo completo das óperas de Carlos Gomes, Pedro Malazartes, La Traviata e O Café, além de vários concertos sinfônicos, como os Réquiems de Verdi, Brahms e Fauré; Gloria, de Poulenc; Te Deum, de Kodály e Carmina Burana, de Orff.
 
Em Cuiabá há vinte anos, Taubaté foi professor do Departamento de Artes da UFMT,  coordenador de música da Secretaria de Estado de Cultura - onde implantou o Coro do Estado de Mato Grosso. Rege, atualmente, o Coral do Tribunal de Contas do Estado, o Coral Municipal de Cuiabá, o Coral Famato Senar e o Coral da Assembleia Legislativa.
 
Fernando Pereira, por sua vez, é graduado e mestre em música pela Academia Nacional de Sophia (Bulgária), educador e artista ao violino. É diretor da Boca Musical e, como educador, foi coordenador de cordas do Instituto Ciranda Música e Cidadania (2009 – 2014) e professor substituto da Universidade Federal de Mato Grosso (2009 -2010).
 
Atualmente, assessora o crescimento institucional dos programas Orquestra em Ação (Ji-paraná RO) e Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum (Nova Mutum – MT), é professor efetivo do SESIESCOLA Mato Grosso, desde 2015 Coordena o Programa Música na Escola sistematizando estratégias e procedimentos educacionais inovadores, organizando currículos em sala de aula e seus reflexos em atividades extracurriculares de formação de conjuntos instrumentais em cordas friccionadas, sopros, percussão, violão; além da prática de coral.
Imprimir