Imprimir

Notícias / Arquitetura, décor e design

Na data em que comemora 135 anos, Praça Alencastro é entregue à população

Da Redação

A Prefeitura de Cuiabá entrega à população nesta quinta-feira (28) a Praça Alencastro completamente revitalizada, na data em que se comemora os 135 anos da sua inauguração. Paralelamente, segue a obra de construção da estação de ônibus, que faz parte do complexo e deve ser concluída no prazo de 90 dias.

Leia Mais:
CVC passa a vender 'pacotão' de cinco a sete dias com principais destinos de MT em 2018

A abertura da praça cumpre mais uma etapa do plano de governo do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), que propõe a revitalização de todo o Centro Histórico de Cuiabá. Cartão postal de Cuiabá, a nova estrutura oferece acessibilidade e piso antiderrapante, além de corrimão.

Rampas de acesso para cadeirantes em pontos estratégicos, calçadas adaptadas, placas indicativas, sinalização na horizontal, estacionamento especial são iniciativas que foram implantados no local.

As mudanças e melhorias vão desde o acabamento até a implementação de tecnologia e inovação.  Foram utilizados pouco mais de 3,6 mil metros quadrados de pisos cerâmicos e tátil, proporcionando aos visitantes um ambiente colorido, além de uma simetria visualmente tropical.

A grande novidade ficará por conta da fonte luminosa e sonora, que foi reconstituída, impermeabilizada e contará com motores bombeando a água para o show de manobras. A praça também conta com dez novos bustos de personalidades que marcam a história política de Mato Grosso.

“É uma forma de homenageá-los pelos grandes serviços prestados à sociedade, passando pelo Marechal Cândido Rondon, ex-governador Garcia Neto e Dante de Oliveira”, explicou o prefeito. Pinheiro lembrou que a fonte luminosa foi construída pelo ex-prefeito da Capital, Vicente Vuolo, quando a Capital completou 245 anos.

Iluminada por lâmpadas de Led, dez postes foram instalados com quatro luminárias cada, cabeamentos subterrâneos para evitar acidentes e facilitar o tráfego local, lixeiras, floreiras com assentos de madeira produzidos com material reciclável - um misto de fibra resistente à chuva e sol e intempéries-, contendo ainda, em cinco delas árvore do tipo murta e oito palmeiras imperiais.

O tradicional coreto e a Figueira foram mantidos e revitalizados. O monumento de pedra, que reproduzia os dez mandamentos da Bíblia sagrada, devido à condição de deterioração será restaurada e em breve recolocada. Uma antiga flamboyant foi removida por conta do seu estado de comprometimento e oferecendo risco. No entanto, outras árvores foram plantadas.

A entrada do Palácio Alencastro também ganhou melhorias, com a manutenção da grama, plantio de palmeiras, iluminação, pintura das calçadas e do meio-fio.  Todo o trabalho foi realizado em conjunto pelas Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.
 
A abertura da Praça, com as obras da estação em andamento, foi uma iniciativa do prefeito devido ao fato da área estar totalmente fechada. Com a abertura, as dificuldades de tráfego dos pedestres serão minimizadas.
Imprimir