Pesquisas tem demonstrado que os comportamentos positivos ou negativos de um líder refletem na motivação e consequentemente na performance da sua equipe. Paul Rozin and Edward Royzman descobriram em suas pesquisas que o negativo é muito mais contagioso que o positivo, somos muito mais influenciados por notícias ruins do que boas. De acordo com as pesquisas o estado natural do nosso cérebro é o de defesa, ou seja, o de ansiedade.
Leia também:
Coach Iracema Irigaray aconselha: As pessoas crescem ao seu lado?
Se não fizermos nada experimentaremos emoções negativas a maior parte do dia, em uma proporção de 80-20, os pesquisadores destacam a responsabilidade do líder, gestor, em gerar ambientes mais positivos, eles sugerem algumas estratégias para um ambiente mais eficaz:
1) Não diga às pessoas inclinadas à negatividade para “pensarem positivo”, ao invés disso peça a eles que para cada crítica/reclamação eles devem acrescentar uma sugestão/elogio.
2) Esteja consciente do efeito viral de pessoas negativas e como elas “contaminam” as pessoas positivas, tome providências para identificá-las e instruí-las.
3) Reforce os eventos positivos por mais tempo.
4) Instrua a equipe sobre a necessidade de colocar o peso certo nos eventos negativos e como eles podem ser gerenciados de uma forma mais calma.
5) Celebre as pequenas vitórias ao longo do caminho, não espere o resultado final para fazê-lo, desta forma cria-se um reforço positivo frequente.
6) O feedback negativo deve SEMPRE vir antes do positivo. Liderança exige responsabilidade, cada equipe tem a cara, energia e ritmo do seu líder.