Imprimir

Notícias / Artes visuais

Virada Sustentável de Sinop prorroga prazo de inscrições para artistas

Da Redação - Isabela Mercuri

Artistas e grupos de diversas áreas tem até o dia 27 de agosto para se inscrever para a 1ª Virada Sustentável de Sinop, que acontece entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro na cidade. O prazo, que antes era somente até dia 18 (sexta-feira), foi prorrogado por conta de problemas técnicos que tiraram o site de inscrições do ar.

Leia também:
Artistas de todas as áreas podem se inscrever para a 1ª Virada Sustentável de Sinop até agosto 

"Devido à grande procura o site apresentou instabilidade, detectamos essa falha e achamos justo estender o prazo para que quem quiser inscrever os seus projetos consiga fazer sem prejuízos. Aproveitamos o ensejo e estamos aqui tirando dúvidas sobre a formatação dos projetos e como se inscrever. Acreditamos em Sinop, todo são muito bem-vindos e não temos dúvida que será um grande evento", afirmou Guilherme Melo, organizador do evento.
 
De acordo com a assessoria, a Virada é um festival que envolve “cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais”.
 
Podem se inscrever para participar do evento artistas de teatro, cinema, música, fotografia e artes plásticas, ONGs, coletivos, oficineiros, palestrantes, movimentos sociais, entidades e escolas.
 
A primeira edição da Virada aconteceu em 2011, em São Paulo, e desde então já teve edições em Manaus, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Em agosto de 2016, a 6ª edição da Virada Sustentável, na capital paulista, reuniu cerca de 1,2 milhão de pessoas em mais de 800 atividades e atrações gratuitas espalhadas por mais de 130 lugares da cidade.
 
Inscrições

 
Para se inscrever, os artistas devem acessar o EDITAL, onde estão informações, critérios e diretrizes. É possível inscrever desde projetos que necessitem de cachê, estrutura e espaços para sua realização, até aqueles que só necessitem de divulgação (adesões) e queiram constar na programação oficial do evento.
 
Ainda no site, é preciso realizar um cadastro para submeter as propostas. Vale lembrar que elas devem trabalhar com algum dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Cada proponente, sendo pessoa jurídica ou física, pode se inscrever individualmente ou como representante de um grupo e apresentar um ou mais projetos.
 
A edição de Sinop da Virada Sustentável tem patrocínio da Nascentes do Xingu, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e produção cultural da 3 Apitos. Segundo Lineu Machado, gerente da Águas de Sinop, o projeto vai de encontro a essência da empresa que é a sustentabilidade.
 
"Ações como a virada reforçam o nosso conceito, e nós das Águas de Sinop, por meio da holding Nascentes do Xingú, estamos orgulhosos por estar promovendo esse evento e participando também com apresentações", declara Lineu.
 
A Prefeitura de Sinop, por meio da Diretoria de Cultura, foi uma das articuladoras para a chegada da Virada à cidade. "Enquanto Prefeitura, estamos muito felizes em receber a Virada Sustentável que participa oficialmente do mês do aniversário da cidade. É a primeira edição no Centro-Oeste e estamos nos organizando para que tudo ocorra da melhor maneira para a população e quem propôs projetos", explica Coutinho.
 
Serviço
 

1ª Virada Sustentável Sinop
De 29 de setembro a 01 de outubro
Centro / Praça da Bíblia e Praça da Bandeira
Gratuito
Inscrições: SITE
Imprimir