Imprimir

Notícias / Gastronomia

Imponente, restaurante 'Uruguayo Parrilla' abre as portas neste final de semana em Cuiabá

Da Redação - Isabela Mercuri

Um novo empreendimento abre as portas em Cuiabá no próximo domingo. Em pleno dia das mães, o imponente ‘Uruguayo Parrilla’ vai mostrar à que veio. Pensado por um grupo de jovens empreendedores de famílias tradicionais da cidade, o restaurante promete ser o primeiro de uma rede de dez outros, que até 2018 já devem estar instalados em outras capitais do país.

Leia também:
Após dois anos no Transamérica, Dom Sebastião insere massas frescas e artesanais no cardápio

Quem ajudou a criar o conceito do restaurante foi a empresa de São Paulo RC Consultig, encabeçada pelo Cheff de cozinha Ricardo Di Camargo, responsável pela criação, por exemplo, do cardápio do Paris 6, da vinda do Serafina para o Brasil, do novo Banana Café em São Paulo, e outros estabelecimentos renomados da capital paulista, no Rio de Janeiro, Curitiba, etc

“Quando eles – os proprietários – me procuraram, eles disseram que queriam criar um restaurante novo, para agradar Cuiabá, como uma forma de agradecer à sua cidade natal. Mas desde o início a ideia é de expansão, de que o Uruguayo nasça aqui, mas esteja em diferentes lugares em breve”, conta o Cheff  Ricardo Di Camargo.

Para ser um ícone de gastronomia, o Uruguayo foi pensado em todos os seus detalhes. Rodrigo explica que ele é uma casa de carnes, que servirá somente cortes nobres preparadas na parrilla, ‘churrasqueira’ uruguaia em que a brasa fica fora da grelha, o que ajuda a preparar os cortes com melhor sabor.

“Mas não somos uma churrascaria. É um conceito diferente. Preparamos as carnes na parrilla, conforme o cliente pede, e servimos em um ambiente agradável, aconchegante”, explica Rodrigo.

O Uruguayo possui 180 lugares, distribuídos em três ambientes projetados pelo arquiteto Evandro Andreoni. Ao entrar, o cliente encontra um lounge de espera externo, com poltronas e mesinhas. “A ideia é que se possa consumir em qualquer lugar do restaurante, mesmo na espera”, explica o gestor.

Ao lado desse lounge fica o deck, com cadeiras coloridas e sofás com almofadas estampadas. Logo ao lado, uma área ‘intermediária’ fica entre o deck e a parrilla, se tornando um espaço de contemplação do processo de preparação da carne.


Deck (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)


Parrilla (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

A parte de dentro possui outro lounge de espera, onde fica o bar, e depois dele o salão principal, que é mais formal que o deck, mas ainda mantém um ambiente acolhedor. Todas as mesas possuem pratos e taças, e nos pratos estão guardanapos de pano com a logo do restaurante. Neste salão fica, também, a adega.


Espaço interno (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

“Pensamos em tudo. Queríamos fazer um ambiente aconchegante, não intimidador, em que a pessoa chegasse, se sentisse à vontade e, ao sair daqui, sentisse vontade de voltar, mesmo sem saber porque”, conta Rodrigo.

Cardápio


Carnes na parrilla (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

O Uruguayo é uma casa de carnes, e este é o foco de todo seu cardápio. Segundo Rodrigo, toda carne vendida ali é importada do Uruguai. “Só trabalhamos com gado Angus de raça britânica, e só com os melhores cortes uruguaios”, garante o Cheff Ricardo Di Camargo.

Dentre as opções de carne bovina estão o vacio (fraldinha uruguaia), ojo del bife (miolo de bife de ancho), chorizo, assado de tira, tapa de cuadril (picanha uruguaia), dentre outros. Ainda é possível encontrar carnes ovinas, como o carré de cordeiro, aves, carne suína e do mar, como salmão, bacalhau e camarões. As costelas de javali são uma atração à parte.


Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Nas entradas, algumas saladas dividem espaço com o chorizo (linguiça uruguaia), pão com alho, queijo brie, e até mesmo o Jamón Pata Negra, ‘melhor presunto cru do mundo’, vindo da Espanha.

Os acompanhamentos da carne são pedidos à parte, e podem ser arroz com linguiça picante, risoto de queijo parmesão, polenta, mandioca ou batatas, feitas de diferentes formas – fritas, ao murro, em purê, grelhadas, e etc.

As sobremesas são para fechar ‘com chave de ouro’: panquecas de doce de leite, de maçã flambada no contreau com sorvete de creme ou de banana flambada com castanhas, alfajores, cremes de papaia e manga, churros, e, por fim, os ‘carros-chefes’: suflês de chocolate ou de doce de leite, com picolé servido junto.

Vinhos e drinks


Drink 'Poccitos' (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

As bebidas do Uruguayo também foram pensadas de forma especial. Com bartender de São Paulo, a equipe criou drinks exclusivos, como o ‘Fiorella’, feito com vodka ciroc de coco, maracujá, limoncello e espuma de gengibre e o ‘Poccitos’, com vodka Premium, uva, limão, manjeiricão, xarope de hibisco e decoração de lichia.

O cardápio segue com coquetéis tradicionais, sangrias, clericots, chope Brahma, cervejas brasileiras e também uruguaia (Norteña) e argentina (Quilmes e Patagonia).

A adega do Uruguayo foi construída em parceria com a Grand Cru, a segunda maior importadora de vinhos do Brasil. São 180 rótulos disponíveis, de todos os países e preços. Um deles, Chateau Margaux de 2009, chega a custar R$11 mil, mas Rodrigo afirma que existe para todos os bolsos. “Temos desde vinhos para serem tomados uma vez na vida até os do dia a dia mesmo, para um jantar”.


Vinho de R$11 mil (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

O Uruguayo emprega 80 pessoas, e, segundo Rodrigo, fez questão de contratar funcionários locais. “Tivemos um pessoal nosso que veio para treiná-los, e alguns chefes de equipe, mas a maioria deles são de Cuiabá mesmo”. O restaurante também prestigia a cultura local ao colocar fotos Rai Reis e Wersle Aguiar – ambos mato-grossenses – nas paredes.

Inauguração

O Uruguayo Parrilla abre as portas neste sábado (13) somente para convidados, autoridades e imprensa. No domingo, dia das mães, o almoço já será servido e a partir daí não terá nenhum dia sem expediente. “Funcionamos de segunda a segunda, no almoço e no jantar. Só domingo à noite que não”, conta Rodrigo.

Serviço

Uruguayo Parrilla
Endereço: Av. José Rodrigues do Prado, no 39 – Quadra 04 Lote 02  - Trevo do Santa Rosa
Funcionamento:
Segunda a sábado – Almoço a partir das 12h; Jantar a partir das 19h
Domingo – Almoço a partir das 12h 
Informações: FAN PAGE / INSTAGRAM 
Imprimir