Imprimir

Notícias / Arquitetura, décor e design

Prefeitura de Cuiabá lança programa para arborizar a cidade com plantas nativas

Da Redação - Naiara Leonor

Imagine-se andando pelas ruas de uma Cuiabá de sombra fresca, colorida pelos Ipês e cheirando a fruta do pé. Construir este cenário é a intenção da Prefeitura de Cuiabá, que por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos lança pela segunda vez o programa “Plante uma Árvore”. Já estão disponíveis mais de 10 mil mudas de 18 espécies de árvores frutíferas e de calçadas para escolha da população. Os primeiros a aderirem ao projeto receberão a visita da Secretaria para auxiliar no plantio.

Leia mais:
Secretário de planejamento diz que pretende entregar Casa Barão no aniversário de Cuiabá

Amoreira, Bacupari, Cajueiro, Mamoeiro, Tamarindeiro, Urucum, Jabuticabeira, Jenipapeiro e Pitangueira são as frutíferas que vão aromatizar os caminhos de Cuiabá, enquanto as de calçada Ipê Amarelo, Ipê Branco, Ipê Roxo, Ipê de Jardim, Pata de Vaca, Chuva de Ouro, Nim, Dama da Noite e Saboneteira vão colorir e sombrear.

Com o lema "Respire essa ideia", a campanha quer incentivar os moradores da capital a realizarem o plantio de árvores nativas remanescentes e exóticas, com o perfil adequado para serem cultivadas em áreas urbanas.

De acordo com secretário José Roberto Stopa, todas as pessoas ou instituições podem participar do projeto e ajudar a tornar Cuiabá uma cidade cada vez mais verde.

"Tínhamos o título de Cuiabá Cidade Verde e perdermos, mas queremos recuperar isso. O programa foi uma forma encontrada para transmitir às pessoas a importância de ter uma cidade arborizada. Até para que consigamos amenizar a alta temperatura que é tradicional em nosso município", disse.

Para este ano (2017) a Secretaria apresenta uma novidade: as primeiras 100 pessoas que acessarem a página no Facebook da Secretaria de Municipal de Serviços Urbanos e se inscreverem no programa, a Secretaria irá à casa do morador para realizar o plantio e dar orientações de como cuidar da planta.
 
Cada residência pode receber até duas espécies diferentes e para que o pedido seja validado o inscrito deve informar o nome completo, endereço, contato e as mudas escolhidas.
 
"Apenas os primeiros 100 inscritos receberão as plantas em suas casas. No entanto, este é um programa permanente e todos os interessados podem dar continuidade ao projeto indo até o Horto Florestal e lá também receberão gratuitamente duas mudas para plantar na calçada ou até mesmo próprio quintal da residência", destacou Stopa.

Conforme o vereador Marcos Veloso, o ato de distribuição de mudas é algo extremamente importante para reflorestar o ambiente urbano e melhorar a qualidade de vida dos que vivem nessa área. "A preocupação com o meio ambiente não deve existir apenas na zona rural. Ela deve acontecer também no perímetro urbano, que é onde 80% da população vive", pontuou o parlamentar.
 
Imprimir