Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Espetáculo une referências literárias e estudo sobre Alzheimer em três narrativas simultâneas para falar sobre memória

Da Redação - Isabela Mercuri

Três histórias que se passam em diferentes épocas, uma em 1938, uma em 1979 e uma em 2011, criam o enredo do premiado espetáculo “O Jardim”, da Cia Hiato, de São Paulo, que será exibido no Sesc Arsenal, em Cuiabá, no próximo sábado (11) e domingo (12). 

Leia também:
MT Escola de Teatro inicia atividades com espetáculo aberto ao público e ritual ao deus do teatro

Criada de forma participativa, a peça estreou em 2010 e, desde então, já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, importantes festivais nacionais e até mesmo teatros internacionais, como o ‘Under The Radar’, em Nova York, e o Festwochen, em Viena.

As histórias foram concebidas a partir do estudo da doença de Alzheimer e, por isso, a narrativa é feita com as lembranças dos personagens, sejam elas perdidas, que nunca se apagam ou inventadas. “Nossa ideia é dar um olhar jovem sobre a fragilidade das memórias que inventamos, das histórias que não nos abandonam, daquelas perdidas no caminho e sobre o que colecionamos em nossas caixas mais secretas”, explica o dramaturgo e diretor Leonardo Moreira.

Obras literárias e fotográficas também inspiraram os atores e diretores, como “Em busca do Tempo Perdido”, de M. Proust, a autobiografia de Eric M. Kandel e as fotos e a narrativa emocional de Philip Toledano, além dos próprios depoimentos pessoais dos atores-criadores.

“O Jardim” é o terceiro espetáculo da Cia Hiato, e começou a ser criado em março de 2010, de maneira colaborativa por todos os membros da companhia.

“O espetáculo também se apresenta como experiência pessoal, por meio do compartilhamento entre nossa história, a história que inventamos e a história do público. Essa perspectiva gera um olhar sobre o que nos dá a sensação de ‘pertencimento’ e nos conecta às nossas origens”, completa Leonardo Moreira. Em Cuiabá, eles têm também um intercâmbio com o coletivo In-Próprio, que realiza a produção local.

Serviço

O Jardim – Cia Hiato (SP)
Local: Salão Social – Sesc Arsenal
Data: Sábado (11) e Domingo (12)
Horário: 20h
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada franca
Imprimir