Imprimir

Notícias / Artes visuais

Exposição de Nilson Pimenta no MACP tem imaginação, ciência e malícia; mostra segue até o dia 27

Da Redação - Lidiane Barros

O cotidiano do campo, seus personagens e tradições impressos nas telas cheias de detalhes do artista plástico Nilson Pimenta seguem em cartaz no Museu de Arte e Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso até o dia 27, em visitações de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Clóvis Irigaray se une a artistas de linguagens diversas para reverenciar o índio

Dezenas de telas em formatos variados, catálogos diversos de exposições de vários países do mundo das quais participou e uma sala de projeção preenchem o espaço da nova mostra de um dos artistas formado pelo Ateliê Livre da UFMT que hoje, dedica-se também ao ensino das artes plásticas no Centro Cultural desta universidade.

Titulada “A arte de Nilson Pimenta: imaginação, ciência e malícia”, revelam dezenas de universos que conseguem coexistir numa única tela. Além de uma infinidade de pessoas que se você parar para enumerar, ao certo vai perder a conta. Entre este mundo imaginado por ele que denuncia intimidades, o espectador também pode se lançar em um passeio pelo campo, ver a lida do homem com este lugar e ainda, se divertir com o olhar apurado e rico dos cenários das festas de santo.

“A maturidade fez dele um mestre da sabedoria dos detalhes, que além de minunciosos, assumem a saturação da tela com formas densas e cores que se aventuram por novas tonalidades”, aponta o curador da mostra, o crítico de arte José Serafim Bertoloto.

“Com sagacidade ele nos relata as intimidades ordinárias do sertão mato-grossense e lugarejos por onde passou antes de se radicar em Cuiabá em 1978”, conta. Segundo ele, Nilson Pimenta mostra o quanto sofisticado é o seu olhar ao aprisionar tantos elementos e elucidar tantos detalhes. “Ele traz na paleta o cotidiano dos habitantes rurais e indígenas que são representados plasticamente de forma clara e direta, sem rodeios nem rapapés”.

Por entre os corredores das alas também estão dispostas em totens, esculturas de massa epóxi sobre pedra rolada.

Como Serafim reitera, Nilson é um dos artistas locais com um dos currículos mais extensos de Mato Grosso e as inúmeras participações em Bienais e Salões de Arte no Brasil e as exposições no exterior conferem a ele um reconhecimento internacional pela crítica especializada.


Agendamento escolar ou mais informações pelo (65) 3615-8355
Imprimir