Imprimir

Notícias / Artes visuais

Exposição sobre Dom Pedro Casaldáliga, que vive no Araguaia, acontece no Centro Cultural de SP

Da Redação - Isabela Mercuri

Uma exposição de fotos do bispo Dom Pedro Casaldàliga, que vive na região do Araguaia, está em exibição no Centro Cultural de São Paulo, onde fica até o próximo dia 30 de abril. As imagens são do fotógrafo catalão Joan Guerrero, e mostram a trajetória do bispo.

Leia também:
Estudantes universitários podem participar de concurso de fotografia com prêmios de até US$500

Dom Pedro, batizado como Pere, nasceu na Espanha e foi ordenado bispo em 1971. Desde 1968, no entanto, vive no Brasil ajudando os pobres. Ele foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário, na década de 70, e também da criação da Comissão Pastoral da Terra.

Foi perseguido pela ditadura, sofreu ameaças de extradição e atentados por defender a teologia da libertação. Atualmente, aos quase 89 anos, o bispo vive em São Félix do Araguaia e, por conta do mal de Parkinson, anda de cadeira de rodas
“Pere Casaldáliga, profissão: esperança” é o nome da exposição, realizada em parceria com a Associação Cultural Catalonia e a Casa América Catalunya. A mostra começou em Barcelona, na Espanha, e agora está em São Paulo. Depois, vai seguir viagem para outras cidades do Brasil e do mundo.

Joan Guerrero, o fotógrafo, nasceu em Andalucía, na Espanha, trabalha com fotojornalismo e tem cinco livros publicados, dentre eles “«Casaldàliga». Poemas de Pere Casaldàliga y fotografias de Joan Guerrero”.

A curadoria da exposição fica por conta de Marta Nin e, segundo ela, além das fotos foram acrescentados poemas e cartas escritas pelo bispo, o que mostra grande parte de sua vida.

De acordo com o portal CTB, trechos dos documentários “Descalço sobre a terra vermelha”, de Oriol Ferrer e “Um bispo contra todas as cercas”, de Ana Helena Tavares também fazem parte da exposição.

Serviço

Exposição fotográfica “Pere Casaldáliga, profissão: esperança”
Até dia 30 de abril
Local: Centro Cultural de São Paulo
Imprimir