Imprimir

Notícias / Dra. Elaine Togoe Kunze - Dermatologista

Dermatologista fala sobre como ter a pele perfeita com laser Co2

Dra. Elaine Togoe Kunze

O famoso laser de Co2 nos mostra resultados fantásticos naquelas ruguinhas finas, nas cicatrizes, nos poros abertos, na flacidez e nas estrias. Vale a pena entender sua ação na pele, e, ao realizarmos o procedimento, teremos mais entendimento sobre o assunto e evitaremos surpresas no pós laser.

O laser de Co2 possui grande afinidade pela água presente nas células da pele e é absorvido por elas. Ao absorver a energia do laser, há um rápido aquecimento dessas células na pele, que se vaporizam. Isso deixa um espaço de regeneração da pele, que se retrai rapidamente, provocando uma reorganização do tecido vaporizado e da pele ao redor, o que auxilia na retração da pele flácida.

No Laser de Co2 Fracionado, o sistema atua como um "chuveiro", em que o laser de CO2 penetra profundamente na pele deixando áreas íntegras ao redor. O tempo de recuperação é curto pois essa pele íntegra rapidamente recompõe a pele lesada, mas como ela também recebeu o aquecimento do laser também receberá os benefícios, assim há um estímulo à cicatrização e à remodelação do colágeno, com contração das fibras e diminuição da flacidez e das cicatrizes e também estímulo de colágeno nas estrias.

As principais vantagens para a realização do laser de Co2 são:

– Maior integridade da pele, diminuindo efeitos colaterais: pois o Laser de CO2 Fracionado deixa porções de pele íntegras, que cicatrizam rapidamente.

– Não forma crostas: ao contrário da demoabrasão e dos peelings profundos, o laser fracionado de CO2 não deixa crostas.
– Mínimo Down-time (tempo de recuperação): A recuperação após realizar o laser fracionado, é rápida, não atrapalhando nas atividades diárias do paciente.

O Laser Fracionado de CO2, está indicado nos casos em que queremos promover uma remodelação das camadas da pele e estímulo da produção de colágeno, trazendo diminuição da flacidez da pele e das manchas na pele. As principais indicações são:

– Tratamento das Cicatrizes de acne: um dos casos em que o Laser Fracionado de CO2 está melhor indicado.
– Tratamento de Poros abertos / Poros dilatados,
– Tratamentos de manchas na pele
– Tratamento de estrias
– Rejuvenescimento da pele
– Tratamento de rugas da face
– Tratamento de Flacidez da pele
– Tratamento de manchas senis e solares
– Tratamento para olheiras.

A realização do procedimento demora em torno de 20 a 40 minutos, dependendo da área a ser tratada com o laser. Geralmente são necessárias de 3 a 6 sessões para se obter os resultados esperados e só o seu dermatologista poderá determinar melhor o seu caso. Cada sessão pode ser feita com intervalos de 2 a 6 semanas, dependendo da área tratada, do aparelho utilizado e da técnica empregada.

Durante o procedimento são utilizados produtos para promover anestesia da área a ser tratada. Além de equipamentos para diminuir a sensibilidade e a dor ao procedimento.

Algumas pessoas perguntam se o Laser Fracionado de CO2 dá manchas, é importante alguns cuidados para evitar os efeitos colaterais, que são poucos, mas possíveis. Nos primeiros dias após a aplicação do Laser Fracionado de CO2, a pele tratada pode ficar rósea ou vermelha e edemaciada (inchada) em algumas regiões, sendo mais comum nas primeiras 24 horas.Entre o 2-3o dia há formação de uma crosta muito fina sobre a pele, que será rapidamente eliminada.
Frequentemente a pele volta ao normal em torno de 3 a 7 dias, mas não impede as atividades do dia-a-dia, podendo realizar suas rotinas normalmente. Deve haver apenas uma maior atenção a alguns cuidados.

Os principais cuidados a serem tomados após o tratamento a laser são:

– Evitar exposição ao sol nos 15 dias após aplicação do laser fracionado, justamente para evitar o aparecimento de manchas.
– Uso de compressas geladas, ou compressas de camomila nas primeiras horas para alívio do ardor.
– Hidratação com óleo ou creme hidratante específico prescrito pelo médico 2 ou mais vezes ao dia, de acordo com a prescrição do dermatologista.
– Filtro solar com proteção UVA e UVB altas nas áreas tratadas.

O uso do laser fracionado possui poucas contra-indicações, muitas delas comuns a vários procedimentos:

– Gravidez
– Pessoas em tratamento com isotretinoína.
– Herpes em atividade
– Pacientes com sensibilidade à luz: por exemplo os portadores de Lupus e Pênfigo.
– Pacientes em tratamento imunossupressor, como quimioterapia ou radioterapia.
– Lesão pigmentar suspeita (pintas, nevos suspeitos).

O melhor de tudo é que os resultados já aparecerão logo na primeira sessão como diminuição dos poros, melhoras das rugas finas e rugas médias no rosto, testa, rugas nos lábios e rugas perioculares.Naquelas alterações onde é preciso a recuperação do colágeno, como cicatrizes, rugas profundas, flacidez da pele e estrias os efeitos finais ocorrem 6 meses após o tratamento, geralmente necessitam mais de uma sessão para uma melhora de mais de 50%.

Pronto, agora estamos por dentro das principais informações sobre o Co2, isso facilitará a decisão de um tratamento correto para sua pele junto ao seu dermatologista. E lembre-se sempre, um Co2 é um procedimento médico e deve ser realizado por médicos, pois só um profissional capacitado terá os cuidados adequados para realizacão do procedimento,e mostrará resultados eficientes, evitando assim complicacões pós laser.
Imprimir