Imprimir

Notícias / Música

Nelson Freire toca no Municipal do Rio

Estadão

Sem se apresentar desde fevereiro por causa de problemas de saúde, Nelson Freire volta aos palcos na noite desta sexta-feira, 28, em concerto no Teatro Municipal do Rio. O pianista teve de cancelar uma série de datas na Europa, mas, sentindo-se melhor, toca com a Orquestra Petrobrás Sinfônica (Opes), sob a regência de Isaac Karabtchevsky. Fará o Concerto para Piano e Orquestra em Lá Menor (op.54), de Schumann.

"O concerto de Schumann é um de meus preferidos, entre os mais perfeitos escritos para o piano. A última vez que o toquei foi em fevereiro, na sala do Royal Concertgebouw de Amsterdã. Tenho concertos nos Estados Unidos e no Canadá em novembro", disse, em entrevista sucinta dada por e-mail ao Estado. Sua agenda tem datas fechadas até 2016.

Sempre reservado, o principal nome do piano brasileiro prefere não entrar em detalhes sobre os motivos que o levaram a se afastar brevemente dos palcos. A última apresentação antes da pausa tinha sido em Colônia, na Alemanha, para uma gravação de Chopin que sairá pela Decca. Desde então, no entanto, não deixou de praticar. E o marco da retomada é o concerto com a Opes. O programa será aberto com Beethoven.
Imprimir