Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

Artes Plásticas

Rafael Jonnier: pop art à mão livre e com pinceladas de regionalismo

05 Jun 2013 - 09:00

Especial para o Olhar Conceito - Thalita Araújo

Foto: Divulgação

Rafael Jonnier: pop art à mão livre e com pinceladas de regionalismo
Ele é autodidata e desenha desde criança. Hoje, aos 21 anos, resolveu investir na carreira profissional de artista plástico. Rafael Jonnier, um jovem talento que migrou de Cáceres para Cuiabá recentemente, tem despertado comentários e elogios com sua pop art que leva pinceladas da cultura regional. É do mundo, mas é daqui.

Inspirado em artistas como Lobo e Romero Britto, Jonnier dispensa técnicas como estêncil ou serigrafia e costuma fazer suas obras à mão livre. Simples para ele, impressionante para quem o assiste desenhar com tanta facilidade.

Reportagem publicada no Olhar Conceito é destaque do site da National Geographic

Com tela ou papel e usando canetas, pinceis e tinta acrílica, ele dá vida a imagens como a famosa Mona Lisa entre mangas e a ponte Sérgio Motta, Bob Marley na superfície de uma viola de cocho, personagens da turma do Chaves e outros.

Mas, a tecnologia também tem espaço na obra de Jonnier. O trabalho começa no computador, com a criação de um vetor a partir de uma imagem, que seria algo como o sombreamento. Uma vez criado o vetor, ele o estuda e o transporta para a tela, em qualquer tamanho, usando apenas olhos e mãos (e muito talento, claro). Depois disso, a criação flui e o colorido nasce, entre diversas formas.

Quando veio de Cáceres para Cuiabá, há menos de dois anos, Rafael Jonnier já trabalhava com comunicação visual. Aqui na capital, veio estudar Design de Interiores. O primeiro trabalho foi pintado em um restaurante mexicano, mas, nada de telas, as pinturas foram feitas nas paredes.


José Medeiros expõe série feita com índios ikpeng no Amazônia Festival, em Portugal


Com o “boca a boca” e com o emprenho do artista em divulgar seu trabalho, logo foram aparecendo outras oportunidades. Depois, na Rua 24 de Outubro, ele participou do evento Cadeiras na Calçada, expondo seus trabalhos e, daí por diante, a visibilidade ficou maior ainda.

Agora, Jonnier sonha com uma exposição individual, e busca por parceiros que possam apoiá-lo nessa ideia.
Quem quiser comprar alguma tela de Rafael ou encomendar um trabalho exclusivo e personalizado, é só falar diretamente com ele, pelo telefone (65) 9968-3795. Confira o Flickr dele também! Aqui. 



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet