Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

FÉ E DEVOÇÃO

Festejos a São Benedito iniciam com quatro dias de religiosidade; mas festa começa hoje

Foto: Crédito: Ednilson Aguiar/Secom-MT

Festejos a São Benedito iniciam com quatro dias de religiosidade; mas festa começa hoje
A tradicional festa católica em devoção a São Benedito, o Santo Negro, iniciou no clarear da terça-feira (2) com o levantamento do mastro da bandeira do santo, em frente à igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Nesta quinta-feira (4) às 5 horas, os devotos puderam participar de uma em missa com alvorada de fogos e Chá com Bolo. A programação confere quatro dias de muita festa, orações e a esperada procissão.

Siriri, berrante e violas de cocho e caipira: tudo junto e misturado em uma missa

A organização espera que cerca de 10 mil pessoas visitem a festa, em cada noite. Para a procissão, que será no domingo (7), às 17 horas, são aguardadas 30 mil pessoas, que irão percorrer a avenida Historiador Rubens de Mendonça, a do CPA.

Uma rica programação religiosa, artística, cultural e gastronômica foi montada. Todas as atividades acontecerão na Praça do Rosário, no entorno da histórica igreja.

Os festejos ao Santo duram em média 30 dias, começa na primeira semana de junho, com a peregrinação da bandeira nas comunidades vizinhas, jantares e reuniões em residências tradicionais, e termina no início do mês de julho.

O rei e a rainha são os responsáveis pela organização a festa. Para arrecadar fundos, os devotos e passam a fazer promoções e buscar apoio da comunidade para o custeio da festa.

A organização também conta com a participação de um juiz e juíza de vara, “juizinho e juizinha” de ramalhete, capitão de mastro e alferes de bandeira. Além das comissões de apoio, que engloba segurança, comunicação, reza e esmola.

Para a construção da festividade católica foram criados aproximadamente 500 empregos, entre diretos e indiretos. Além disso, conta com a efetiva participação de cerca de 30 festeiros eleitos e de promessa.

Foto:Katiana Pereira



Confira a programação

Quinta-feira (4) – A partir das 18h30, haverá jantar com comidas típicas. A partir das 19h, se apresenta o grupo Siriri Coração Tradição Franciscana; na sequência, a partir das 20h, é a vez do grupo Forró Buscai se apresentar. Para fechar o primeiro dia de festa, tem shows de Fábio Souza & Fabiano, às 21h, e Arena Country, às 22h.

Sexta-feira (5) – A partir das 18h30 é servido o jantar com comidas típicas. Às 19h, se apresenta no palco cultural a dupla Lucas & Gabriel; em seguida, a partir das 20h, tem a tradicional apresentação da Dança dos Mascarados, de Poconé; o cantor Roberto Lucialdo se apresenta a partir das 21h. Para finalizar a noite, tem show da dupla Denny & Dhyonis, às 22h.

Sábado (6) – Novamente, o jantar com comidas típicas começa a ser servido a partir das 18h30. Às 19h, se apresenta no palco cultural o grupo Sarau Cuiabano; na sequência, tem show das duplas Dois a Um, a partir das 20h, e Kaicke & Kauan, às 21h. O trio Henrique, Pescuma e Claudinho encerra a noite, a partir das 22h.

Domingo (7) – Um almoço é realizado a partir das 12h com apresentação de Walter Rabelo & Odair Júnior e Diana Carter. Após a procissão, marcada para as 17h, tem apresentação de Ju Baiana & Joãozinho do Cavaco, às 19h, e da dupla Os Thomés, a partir das 20h. Para encerrar a noite, tem apresentação do cantor João Elói e convidados, a partir das 21h.



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet