Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

General Carneiro

Quatro cidades se classificam e índios bororos são destaques no Cirquaia no Araguaia

Foto: Olhar Direto

4 cidades se classificaram para final no Araguaia

4 cidades se classificaram para final no Araguaia

A etapa eliminatória do Circuito de Quadrilha do Araguaia (Circuia), com o melhor da festa junina, realizado em General Carneiro, nesse final de semana, classificou quatro cidades para etapa final. Um grande arraiá com direito a pipoca, quentão e bailão foi montado para recepcionar as equipes de oito cidades do leste de Mato Grosso e destaque para uma quadrilha formada pelos índios bororos da aldeia Merure. Eles foram convidados pela prefeita Magali Vilela que foi a anfitriã do evento.  

Representantes de coletivos de todo o país se reúnem na Casa das Redes; Olhar Conceito vai estar presente

“Aqui nós estamos resgatando a tradição da festa junina numa competição saudável entre as cidades e pegando um pouco do sucesso por exemplo do São João que acontece no nordeste brasileiro”, explicou Magali. Ao final, informa o secretário de Cultura Valdeli Forte, que sagraram-se campeões nos grupos A e B General Carneiro e Araguainha, respectivamente; as cidades de Torixoréu e Barra do Garças, também conseguiram pontuação para disputarem a final.

Orquestra de Mato Grosso leva estudantes da zona rural ao Cine Teatro Cuiabá

As cidades classificadas participarão da final regional dias 28, 29 e 30 de junho em Serra Nova Dourada, no Norte Araguaia. O público que esteve no Circuia em General Carneiro participou ativamente das três noites com shows ao vivo como a dupla Mário e Thizil e ainda apreciou a culinária regional com deliciosos quitutes.

Os índios bororos foram lembrados não só na dança, mas também culturalmente. O público teve oportunidade de conhecer o centro cultural Padre Rodolfo Lunkeinbeim onde tem um pouco desta cultura. Os visitantes do centro foram recebidos pelo padre Ochoa; historiador, escritor e mestre Mário Bordinone; vereador Altair Lopes Toroguia e a coordenadora do centro cultural Leonilda e o cacique José Mauro.

A prefeita Magali reiterou que no próximo ano vai ter mais e ela pretende expandir a festa. “Nós queremos sediar em 2014 a final do Circuia, porque a população gostou do evento e a região também”, completou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet