Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

COMUNICAÇÃO DO BEM

Prefeitura de Várzea Grande utiliza Cultura como ferramenta na implantação de políticas públicas

Foto: Jane Ventura

O secretário de Comunicação tem se utilizado do conceito de transversalizãção de ações

O secretário de Comunicação tem se utilizado do conceito de transversalizãção de ações

A Prefeitura de Várzea Grande tem chamado a atenção ao se utilizar de uma fórmula bastante eficaz na divulgação de suas ações e aproximação com as comunidades. Ações culturais vão consolidando políticas públicas.

O Festival de Cinema Ambiental - correlacionado com as secretarias de Meio Ambiente e de Educação – que ocorre no dia 13 de junho, a exemplo, precede a Conferência Municipal a ser realizada em microrregiões para discutir a destinação de resíduos sólidos.

Mais recentemente, o Sarau das Artes Free atravessou a ponte em um parceria com o paço Couto Magalhães, se instalou no bairro Cristo Rei e foi mote para ações da Assistência Social.

“Essa é a expansão de um modelo de tecnologia de produção cultural simples que auxilia na interação com a comunidade. Estamos amparados dentro da idéia de comunicação e cultura em um mesmo pilar. A meta é transversalizar as ações das e entre as secretarias”, explica o secretário de Comunicação de Várzea Grande, Eduardo Ferreira.

Estreando o conceito emancipador, seis comunidades receberam o Festival do Minuto, um projeto que além de exibir filmes, contava com momentos de interação através e debates, o que fortaleceu a comunicação entre a Prefeitura e os participantes.

Ainda tendo o cinema como mote, uma oficina capitaneada pelo cineasta Amauri Tangará, capacitou 30 alunos. “A história filmada foi escrita por eles, contada por eles, com atuação e direção dos próprios alunos”. Mais uma parceira bem sucedida, afinal, o projeto de Amauri circula pelo Estado formando multiplicadores.

O Rock Day, realizado no início do mês, contou com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso. A ação da Secretaria de Saúde foi aliada à música. À ocasião foram entregues cartilhas de conscientização aos jovens. “Foi uma maneira bem eficiente que encontramos para informar e trabalhar campanhas educativas, via produção cultural. Esse é um conceito de comunicação muito mais amplo”.

E a Cultura? Essa também não ficou de lado. Depois de um período sombrio, foram realizados dois fóruns de cultura. Os artistas já começam a se mobilizar.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet