Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

DIDÁTICOS

Orquestra de Mato Grosso leva estudantes da zona rural ao Cine Teatro Cuiabá

Foto: Protásio de Morais

As aventuras do “imperador de si mesmo” foram ilustradas pela música incidental do compositor também norueguês, Evard Grieg e interpretadas pelo ator e diretor do Teatro Mosaico, Sandro Lucose

As aventuras do “imperador de si mesmo” foram ilustradas pela música incidental do compositor também norueguês, Evard Grieg e interpretadas pelo ator e diretor do Teatro Mosaico, Sandro Lucose

A plateia cuiabana que assistiu aos concertos de sábado (18) e domingo (19) da Orquestra do Estado de Mato Grosso surpreendeu-se com as aventuras de Peer Gynt, um clássico do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. As aventuras do “imperador de si mesmo” foram ilustradas pela música incidental do compositor também norueguês, Evard Grieg e interpretadas pelo ator e diretor do Teatro Mosaico, Sandro Lucose.

Espírito de "guerreiros urbanos" chega a celebridades que se unem para protestar


Com maestria, Lucose fez vários personagens e ainda, o narrador e arrancou aplausos dos presentes. A trama encantadora volta a ser encenada e orquestrada a partir desta terça-feira a alunos de 30 escolas de Nobres, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Cuiabá. A ação da Orquestra do Estado de mato Grosso busca estimular o gosto pela música instrumental e despertar o prazer em aprender. Esta tem sido a missão da série de Concertos Didáticos, que em sete temporadas aproximou mais de 160 instituições de ensino de Mato Grosso à música orquestral. Serão oito apresentações até 21 de junho, no Cine Teatro Cuiabá.

Ilustradores de Cuiabá fazem a sua parte ao apoiar 5º Ato de manifestantes em São Paulo

De acordo com a coordenadora da série, “esta é a primeira vez que estudantes do distrito da Guia e distrito de Aguaçu - ambas comunidades rurais de Cuiabá – e comunidade rural de João Carro, em Chapada, irão prestigiar uma orquestra no teatro”, aponta Yáskara Balassa. Ano passado, a série de Concertos Didáticos realizou concertos na zona rural, em palcos organizados nos pátios escolares e quadras esportivas. Na ocasião, a OEMT levou a História do Soldado, do compositor moderno Igor Stravinsky.

Sob a batuta do maestro Murilo Alves, a Orquestra de Mato Grosso assume sua formação sinfônica – com todos os naipes de instrumentos – para apresentar a suíte Peer Gynt No.1, op.46 e Suite Peer Gynt: No.2, op.55 à aproximadamente dez mil jovens estudantes com idade a partir de 14 anos.

“É importante ressaltar que a Orquestra disponibilizará ônibus que levarão todos os estudantes, incluindo, principalmente, os alunos das escolas localizadas nas zonas rurais ao Cine Teatro Cuiabá”, completa Balassa.

Além do formato didático, cujo maestro desvenda as particularidades de cada instrumento presente na sinfônica, a história de Peer Gynt, tema da série, será contada com a ajuda de um ator que revela as aventuras desse personagem criado em 1867 por um dos principais expoentes do teatro realista moderno.

“No novo espetáculo montado, cada movimento da orquestra é entremeado por citações cênicas do texto de Henrik Ibsen, traduzido e adaptado pela respeitada escritora Ana Maria Machado no livro homônimo. O ator Sandro Lucose, da Cia. Teatro Mosaico será peça fundamental para facilitar a assimilação do espetáculo”, explica o maestro Murilo Alves.
O livro Peer Gynt , de Ana Maria Machado, bem como outras publicações relacionadas ao tema, além de CDs e DVDs foram entregues a biblioteca de cada instituição de ensino atendida este ano. “Todo o material de apoio oferecido pelo Núcleo de Educação da Orquestra, isso inclui as oficinas de capacitação para professores na primeira etapa da série, dão o suporte necessário para que nos dias de concertos, todos, professores e alunos saibam exatamente do que se tratam as peças e a história apresentada”, conclui Murilo Alves.

Patrocinada pelo Instituto Votorantim e Votorantim Cimentos desde 2006, a série de Concertos Didáticos é uma das principais frentes de trabalho da Orquestra do Estado de Mato Grosso e já apresentou importantes obras da literatura universal à aproximadamente 50 mil estudantes mato-grossenses.

SERVIÇO
Concertos Didáticos, de 18 a 21 de junho, no Cine Teatro Cuiabá
INFORMAÇÕES: (65) 3027-1824
comunicação.orquestramt@gmail.com
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet