Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Música

TONINHO FERRAGUTTI

Orquestra de MT traz acordeonista indicado ao Grammy Latino para concerto deste final de semana

Toninho Ferragutti foi indicado ao Grammy Latino de 2011

Toninho Ferragutti foi indicado ao Grammy Latino de 2011

Os holofotes vão estar voltados para o acordeom na nova edição da série de Concertos Oficiais da Orquestra do Estado de Mato Grosso. Para a ocasião especial, o maestro Leandro Carvalho, convidou o acordeonista Toninho Ferragutti, instrumentista, compositor e arranjador já indicado ao Grammy Latino.

Orquestra de Mato Grosso leva estudantes da zona rural ao Cine Teatro Cuiabá

As duas apresentações estão marcadas para o sábado, dia 07 de setembro às 20h e domingo, dia 08 às 19h.
O concerto começa com um repertório dividido em duas partes: a primeira, erudita, exibindo a abertura do concerto para cordas do compositor moderno Witold Lutoslawski – numa homenagem aos 100 anos de nascimento do mais importante compositor polonês, depois de Chopin.

Na segunda, Ferragutti aparece como solista. Do instrumentista e compositor, a Orquestra exibirá cinco peças: Fantasia, Sanfonema, Forró Classudo, Nem Sol Nem Lua e Na Sombra da Asa Branca. 

Na opinião da crítica musical Maria Luiza Kfouri, "Toninho Ferragutti traz em seu acordeom a síntese de todos os grandes acordeonistas brasileiros e, ao mesmo tempo, é um instrumentista singular, com personalidade, som próprio e único, que praticamente reinventou o instrumento".

O envolvimento de Ferragutti com a música de orquestra não é de hoje. O acordeonista já realizou trabalhos com importantes orquestras brasileiras: Jazz Sinfônica de São Paulo, Orquestra sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, dentre outras.

Criada em 2005, a Orquestra do Estado de Mato Grosso é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura e em 2013 conta com o apoio cultural do Hotel Amazon, Fisk Inglês e Espanhol, Localiza, Soul Propaganda e TV Centro América. Por meio da Lei de Incentivo a Cultura – Lei Rouanet – Ministério da Cultura, a Orquestrarecebe patrocínios do Grupo André Maggi, Instituto Votorantim e Votorantim Cimentos, que permitem a realização de suas principais séries de concertos: Oficiais, Didáticos e Populares.

Serviço:

Concerto da Orquestra do Estado de Mato Grosso com Toninho Ferragutti
Neste sábado (7), às 20 horas e no domingo (8), às 19 horas
No cine Teatro
Ingressos R$10 (inteira) e R$ 5 (meia) 



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet