Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

INTERCÂMBIO

Músicos alemães e brasileiros se unem em concerto nesta quinta-feira no Sesc Arsenal

Foto: Divulgação

Música de concerto brasileira e alemã dialogam

Música de concerto brasileira e alemã dialogam

Mato Grosso entra na rota do “estreitar” de relações entre o Brasil e a Alemanha. “Quando ideias se encontram” é o lema da Temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014” que prevê manifestações sócio-culturais alemãs sejam apresentadas em diversos cantos do país.

Para começar, a música orquestral, um dos grandes patrimônios do país europeu que é berço de grandes compositores da música mundial, vai ser evidenciada com concerto nesta quinta-feira (6), às 20 horas, no Teatro do Sesc Arsenal.

O “Ensemble Young Euro Classic Brasil-Alemanha”, conhecido mundialmente como o festival das melhores orquestras jovens do mundo e sediado em Berlim, vai ter sua edição mato-grossense, mas em uma pequena proporção, é claro.

Na edição brasileira, o programa propõe o diálogo entre os dois países: a música clássica europeia de autoria de Johannes Brahms ou Carl Maria von Weber encontra o mais ilustre representante da música erudita brasileira, Heitor Villa-Lobos.

Para o repertório foram selecionadas as composições “3 peças para 5 instrumentos” (1925), Sonata sopr'il Soggetto Reale de “A Oferenda Musical” BWV 1079 (1747), - Bachianas brasileiras Nr. 6 (1938), Tango brasileiro para piano solo, Sonata de Música de Câmara (1958) e Septeto em Mi bemol maior op. 20 (1800).

Músicos do Orchesterzentrum NRW, da Alemanha, e da EMESP, da Escola de Música do Estado de São Paulo, integram o ensemble de câmara que está viajando em turnê pelo Brasil e encerra as apresentações na capital.

O concerto de abertura da temporada foi no Theatro Municipal de São Paulo, no mês de maio, com a presença do Presidente da Alemanha, Joachim Gauck e deu início a uma turnê com o conjunto de câmara passando por 12 cidades de 11 estados brasileiros. A turnê do conjunto de câmara é uma iniciativa do Ministério de Relações Exteriores da Alemanha.

Além de São Paulo e Cuiabá, integram a turnê as cidades de Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Goiânia (GO), Brasília (DF), Manaus (AM), Belém (PA), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet