Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

FOTOGRAFIA

José Medeiros expõe série feita com índios ikpeng no Amazônia Festival, em Portugal

Foto: José Medeiros

José Medeiros expõe série feita com índios ikpeng no Amazônia Festival, em Portugal
Depois de ser contemplado com dois importantes prêmios da fotografia e aparecer como destaque da Fotografe Melhor de maio, José Medeiros estreia exposição internacional, em Portugal. O país colonizador vai ser palco de manifestações artísticas tupiniquins entre os dias 1º e 8 de junho, na cidade de Faro, durante a primeira edição do Amazônia Festival, evento que integra as comemoração do Ano do Brasil em Portugal.

José Medeiros aprendeu com os índios e agora quer retribuir tornando-os profissionais da fotografia

À ocasião, serão expostas 20 obras do foto-documentarista referentes ao trabalho realizado no Xingu, com os índios ikpeng. Foi lá que o profissional realizou um de seus mais aclamados projetos, o “Já fui floresta” registrando o cotidiano da etnia.

“A ideia da exposição em Portugal é mostrar um pouco da cultura indígena após a colonização portuguesa, por assim dizer. O que teve de bom e de ruim nesse processo. No Brasil é difícil encontrar alguém que acredite na causa indígena. Então vou buscar isso lá fora. Vou procurar as embaixadas e fazer contatos. Meu maior desejo é que os ikpeng tenham uma aldeia sustentável e que seu modelo de organização sirva de referência para outras etnias”, revela Medeiros.

A Prefeitura de Feliz Natal apoia a causa indígena e o trabalho realizado por José Medeiros com os povos do Xingu. “Observando o meu envolvimento com os povos da floresta, o prefeito Toni Dubiella abraçou o projeto e viu a possibilidade de somar aos trabalhos que venho desenvolvendo com os índios. Ele estará ao meu lado na exposição em Portugal. Muito justo”, comenta o fotógrafo.

José Medeiros já tem outros convites para expor sua arte fora do Brasil. Além de Inglaterra,  conclui os detalhes de uma exposição nos EUA. Do que depender de José Medeiros, nossos índios estarão em boas lentes. “Quero espalhar a cultura indígena por toda Europa. Quero mostrar a pureza dos olhares e a sensibilidade dos povos da floresta... e que o mundo possa aprender com esse povo tão significativo para a cultura brasileira”, almeja Medeiros.

A exposição fotográfica nos Estados Unidos deve acontecer em Nova York e outras quatro grandes cidades americanas. Além da mostra terá palestras de profissionais da imprensa brasileira.  “Fotojornalistas Brasileiros – da Bossa Nova à Potência Global” é uma seleção de 170 imagens, de 22 autores, entre notícias, ensaios e acontecimentos que divulgam a cultura e a história recente do país, a partir dos olhares de repórteres fotográficos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet