Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

Teatro

Grupo Mamulengo de Cheiroso traz um pouco da cultura pernambucana para o Palco Giratório

Foto: Reprodução

Grupo Mamulengo de Cheiroso traz um pouco da cultura pernambucana para o Palco Giratório
Referência nacional no que concerne a teatro de bonecos, o Grupo Mamulengo de Cheiroso se apresenta nesta sexta-feira (24), no Festival Palco Giratório. O enredo de “As Aventuras de uma Viúva Alucinada” conta uma história de amor, através do texto de Januário Oliveira e dos mamulengos do grupo de teatro pernambucano. Voltado para o público infantil a encenação acontece no Jardim do Sesc Arsenal, às 20h. A entrada é gratuita.

Blues na Chapada é a rota deste final de semana: confira programação e dicas de hospedagem

O espetáculo, premiado em 1991 no Festival Nacional de Campina Grande (Paraíba), conta a estória de uma viúva que após perder o marido, busca o sustento para criar os três filhos. Com a ajuda de seu compadre Cheiroso a Viúva consegue emprego, sem desconfiar que ele planeja conquistá-la. Durante sua solteirice, vários pretendentes aparecem inclusive o Diabo, que rapta a moça e seu filhos e os leva para o inferno. Cheiroso então enfrenta o Diabo e resgata a viúva, em meio a muita música, dança e sátiras do cotidiano.

O grupo Mamulengo de Cheiroso está a 35 anos realizando trabalhos que priorizam o teatro de animação e as expressões artísticas populares. O personagem principal, Cheiroso, integra todas as produções do grupo trazendo o componente regional para as histórias. O mamulengo, nada ,mais é que um fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente do estado de Pernambuco, local de origem do grupo.

Fundado pela teatróloga Aglaé Fontes, a Cia. já se apresentou em festivais nacionais e internacionais e foi premiada algumas vezes, como no prêmio Funarte. O grupo foca não só na produção de trabalhos, mas na realização de cursos e oficinas e na preparação de conferência para formação de atores.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet