Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Espólio

Anita Leocadia Prestes lança livro em Cuiabá que fala sobre vida do pai à frente do PCB

Foto: Reprodução/Ilustração

Anita Leocadia Prestes lança livro em Cuiabá que fala sobre vida do pai à frente do PCB
Com uma história iniciada de forma ‘trágica’ e que se mistura com a história do Brasil, hoje com 76 anos de idade, Anita Leocadia Prestes tem em seu currículo dez publicações literárias cujo tema central está à vida de seu pai, Luis Carlos Prestes e sua mãe, Olga Benário. Professora e doutora em História, Anita estará em Cuiabá na próxima sexta-feira (18) para o lançamento de seu décimo livre; "Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido revolucionário".

Leia mais:Empresário cuiabano percorre Caminho de Santiago de Compostela e escreve livro 
Advogado lança livro com crônicas bem humoradas e poesias que retratam experiências pessoais

Em 1936, Anita Leocadia Prestes nascia no Campo de Concentração de Alemão, Bermimstrasse onde sua mãe Olga Benário Prestes estava presa depois de ter sido entregue grávida, pelo governo brasileiro, as mãos do ditador Adolf Hitler. Por sorte, ou não, Anita foi afastada de sua mãe quando tinha 14 meses de vida e entregue à avó paterna no Brasil, Leocádia Prestes.

Nesta nova obra, a escritora da sequencia às suas pesquisas sobre o papel de Luiz Carlos Prestes na elaboração e aplicação das políticas do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Em “Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido revolucionário", Anita Prestes apresenta o resultado da investigação histórica da atuação de seu pai, a partir da aprovação da “Declaração de Março” de 1958, pelo Comitê Central do PCB, até o seu falecimento em 1990.

A Declaração lançada naquele ano marcou o início da discussão mais profunda sobre a questão democrática. O texto foi aprovado depois de o partido ter perdido um número expressivo de militantes, dirigentes e intelectuais, devido a divergências dentro do grupo.

De acordo com a descrição da contracapa do livro, durante a leitura da décima obra da autora, o leitor poderá acompanhar as vicissitudes enfrentadas pelo PCB, a partir da superação em sua direção dos reflexos da crise desencadeada pela denúncia do chamado “stalinismo” no XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, crise que abalou o movimento comunista internacional nos anos 1956/1957.

Com Prestes ocupando o cargo de secretário-geral do PCB, a Declaração de Março de 1958 representou uma virada na política dos comunistas brasileiros, o abandono de uma orientação estreita e sectária, cuja maior expressão fora o Manifesto de Agosto de 1950. Mas significou também a reafirmação da ideologia nacional-libertadora, cuja influência marcara a história desse partido.

Serviço

O que: Lançamento do livro "Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido revolucionário", de Anita Leocadia Prestes.
Onde: Famev na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Quando: Dia 18/10
Horas: 19h



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet