Olhar Conceito

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Artes visuais

projeto memória

Exposições itinerantes retomam figuras históricas brasileiras

30 Jul 2013 - 09:19

Da Redação - Priscilla Silva e Lidiane Barros

Foto: Reprodução

Exposições itinerantes retomam figuras históricas brasileiras
Duas exposições itinerantes que retomam as figuras históricas de Marechal Rondon e João Cândido estão disponíveis para circular pela cidade. Os painéis e vídeo-documentários que integram cada uma das mostras ficam permanentemente no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá - que salvaguarda o material - e que ainda, faz o agendamento de outras instituições que tenham interesse em recebê-las.

A exposição voltada a João Cândido, a exemplo, segue para o Museu da Caixa D´Água Velha, em setembro, dentro de uma programação do Instituto Brasileiro dos Museus, voltada à cultura afrobrasileira. A propósito, recentemente, ela integrou a agenda da Conferência da Promoção da Igualdade Racial, no Hotel Fazenda de Mato Grosso. 

Loja ajuda a manter o 'corpo são, mente sã' com aromaterapia e massagem revitalizadora
Romance dentro de um filme, que está dentro de outro filme: metalinguagem e drama imperam em "Tango"

"As obras são portáteis e estão à disposição para instituições culturais, educativas e sociais gratuitamente", explica o gestor do Misc, Cristóvão do Ayoluwá.

Intitulada de “Rondon: a construção do Brasil e a causa indígena” aborda a vida, as missões e os princípios de Marechal Cândido Rondon. Os 1.746 quilômetros de linhas telegráficas construídas por Rondon foram uma epopeia no desconhecido, por onde se registrou a construção do Brasil e a defesa da causa indígena.

Já a mostra “João Cândido: a luta pelos Direitos Humanos” narra a vida do marinheiro e líder da Revolta da Chibata. Apesar de nunca ter sido chicoteado, João Cândido defendeu os companheiros vítimas dos castigos corporais praticados nas embarcações brasileiras no início da década de 1900. João deu voz à revolta e, por liderar o levante, foi banido da Marinha, mas conseguiu o que queria: a chibata nunca mais foi utilizada na corporação.

As mostras são produzidas pelo Projeto Memória em parceria com a Fundação Banco do Brasil. 

Para solicitar as exposições em eventos ou instituição, o agendamento deve ser realizado através da dos telefones (65) 3617-1288/8128-0398 ou pessoalmente no museu.O Misc está localizado na rua Voluntários da Pátria nº 75, esquina com a Rua sete de Setembro, no centro de Cuiabá.


 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet