Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

fotografia

Exposição traz fotos que retratam cotidiano cuiabano ao longo de décadas

Exposição traz fotos que retratam cotidiano cuiabano ao longo de décadas
Todo a “garimpagem” do acervo para a produção editorial do livro Imagens da Cidade – Dos primeiros registros à década de 1960”, da historiadora Maria Auxiliadora De Freitas, poderá ser conferido em uma exposição fotográfica que será lançada hoje, às 16 horas no Pavilhão das Artes, no Palácio da Instrução.

As obras de 38 fotógrafos ajudam a traçar um panorama histórico e social de Cuiabá em todo esse período, retratando o cotidiano e sua gente. Entre eles, Arturo Peres e sua esposa japonesa, Elza Kozani Peres; Foto Rubens e dos irmãos Ferrari, do francês Pierre Marret; do japonês Mitú, e ainda, e ainda, um dos primeiros fotógrafos a registrarem as percepções do desenvolvimento de Cuiabá, Lázaro Pappazian.

“O material iconográfico, muito rico, nos leva a recompor a fisionomia e o quadro visual da cidade de Cuiabá. De maneira irretocável, vai mesclando os séculos por meio das imagens, revelando suas semelhanças e suas diferenças”, descreve a professora Lúcia Helena Gaeta Aleixo, doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP).

A exposição fica aberta à visitação até 30 de setembro, no Pavilhão das Artes, localizado no Palácio da Instrução, no Centro de Cuiabá. O horário de atendimento será das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira.

O livro


O livro é dividido em quatro capítulos. E nesta obra a autora cuiabana Maria Auxiliadora, que é historiadora da UFMT pelo Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR)e doutora em Fotografia Cultura e Representações, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, realiza um minuncioso levantamento de imagens dos mais variados acervos, ao tempo em que brinda o leitor com um inventário de fotógrafos que atuaram na cidade. Construindo assim um referencial precioso para a historiografia, utilizando-se da fotografia como documento histórico.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet