Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

CRÍTICA PALCO GIRATÓRIO

Em espetáculo da Sertão Teatro Infinito, a grande metamorfose do homem que vira boi desperta curiosidade

16 Mai 2013 - 19:11

Raquel Mützenberg - Especial para o Olhar Conceito*

Foto: Frank Busatto

Em espetáculo da Sertão Teatro Infinito, a grande metamorfose do homem que vira boi desperta curiosidade
A história que a plateia do Sesc Arsenal viu nesta quarta-feira (15) pelo Palco Giratório é a de Zé Argemiro, que, entre suas brincadeiras de menino da roça, tem como favorita a de montar na garupa do boi Dourado. Daí este espetáculo da Sertão Teatro Infinito Cia encenar "O Boi".

A personalidade de Zé vai se delineando de maneira inusitada: ele prefere a companhia dos bois, com os quais passa horas conversando. Curiosidades à parte, a interação se faz onipresente.

Na fila para entrar no teatro o público já recebe as instruções de desligar os celulares, pois assim que as portas se abrem o espetáculo iniciaria. A expectativa cresceu quando o ator Guido Campos Correa usando uma cabeça de boi distribui bandeirolas a todos que entram, ao som de YMCA do Village People. Adoro o tema.

Falando abertamente com a plateia, o ator logo no início da peça anuncia o primeiro momento interativo do espetáculo e pede que todos balancem as bandeirolas – lembrando que foi ele que fez e que devem ser bem cuidadas.

O tema é interessante, a história do garoto que vive no meio dos bois é contada de forma dinâmica e a atuação é intensa. O placo tem apenas uma mesa, que é forrada com dois panos – um vermelho e outro preto – que viram adereços para caracterizar os diferentes personagens interpretados por Guido.

Em certo momento o ator novamente pára a história: segundo momento interativo do espetáculo. Ele percebe que algumas pessoas cochilam, e conta o que se passou até então na trama de Zé Agemiro, antecipando o clímax metamórfico que vem por aí.

A grande metamorfose do homem que vira boi é curiosa, mas incomoda. Sonoplastia, plástica e iluminação não casam. A história em si não cativa, Zé Agemiro não é interessante e não há relação alguma com o ambiente criado no início do espetáculo. Para finalizar, o ator se despede do público ao som de Abba, Dancing Queen. A performance seria muito agradável em um show de drag queens, mas no Palco Giratório não colou – a plateia nem se levantou para aplaudir.

Leia também: Emaranhado de rostos no corpo de artistas despertam curiosidade em "Objeto Gritante"

* Raquel é atriz e jornalista e não perde um espetáculo deste Palco Giratório por nada. Para nossa alegria, divide suas impressões com os leitores do Olhar Conceito. Veja mais críticas no blog Três Movimentos
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet