Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

EXPOSIÇÃO 'BATARRA'

Clóvis Irigaray se une a artistas de linguagens diversas para reverenciar o índio

Foto: José Medeiros Imagem

Clóvis Irigaray se une a artistas de linguagens diversas para reverenciar o índio
Enfim, o período de reclusão do artista plástico Clóvis Irigaray chega ao fim. Depois de atiçar a curiosidade dos entusiastas de sua produção ao lançar uma tela inédita no ano passado, ele segue na ativa. Suas obras integram a coletiva “Batarra” – que na linguagem tupi significa “forte”- junto ao artista Elias de Paula, o fotógrafo José Medeiros, a escritora Anna Maria Costa e o artista de multimeios, João Mateufel.

Siriri, berrante e violas de cocho e caipira: tudo junto e misturado em uma missa

Como a atuação artística de Elias de Paula também é pautada pela temática indígena, a exposição que começa no dia 04 de julho, a partir das 19 horas vai contar com uma performance de Elias e Irigaray numa única tela. Neste clima totalmente original, Batarra promete causar furor nos apreciadores da história do povo indígena.

A curadora e filha de Irigaray, Maria, conta que seu pai retornou às telas após anos de reclusão e está trabalhando bastante. “E pode ser que leve, além das telas com imagens de índios, alguma produção que nasça de sua inspiração desta fase atual”.

A explosão de traços de Irigary vai figurar à singeleza das obras de Elias de Paula. “Vamos levar seis telas inéditas com ênfase nas cores primárias predominantes na imagem do índio, que são o amarelo, o azul e o vermelho, além do toque preto e branco”, conta o artista, que é um grande observador do comportamento do índio. Elias é natural de Pernambuco, mas reside em Mato Grosso há 30 anos, exatamente o mesmo tempo em que se dedica às telas. “É uma satisfação expor na Casa do Parque, que sempre está de portas abertas para a classe artística”.

Recém-chegado de Portugal, o fotógrafo José Medeiros, que há duas décadas vem embrenhando-se no complexo universo cultural indígena do Brasil, também estará presente em Batarra com sua coletânea “Já fui floresta” – resultado do trabalho de captura através de contrastes, movimentos, luzes e sombras, a diversidade, os rituais, o cotidiano e o expressivo universo simbólico destas populações.

Oito obras literárias que tratam da cultura indígena, principalmente sobre o mundo dos Nhambiquaras, também farão parte da exposição, sob a assinatura da professora e escritora Anna Maria Costa. E o artista de multi meios João Manteufel fará uma participação especial com a exibição de um vídeo arte na noite que também marca a abertura do segundo clico de exposição da Casa do Parque em 2013.

Serviço:
Batarra será aberta dia 04 de julho, às 19 horas, na Casa do parque, localizada na Rua Marechal Severiano de Queiroz, 455,Bairro Duque de Caxias, Cuiabá, próximo à entrada dos fundos do Parque Mãe Bonifácia.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet