Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

CORETO

Classe artística realiza ato público com apresentações musicais em frente à Prefeitura contra fusão de secretarias

Foto: Reprodução/arte ato público

Classe artística realiza ato público com apresentações musicais em frente à Prefeitura contra fusão de secretarias
Uma sugestão da equipe de transição do prefeito Mauro Mendes solicitou uma fusão das secretarias de Cultura e Turismo. Ao que parecia, transitória, a iniciativa representa uma otimização do processo administrativo, mas como permanece até o momento, tem gerado insatisfação junto a artistas e produtores culturais que não se conformam com a unificação das pastas.

Nove grupos disputam o Circuito Regional de Quadrilha do Araguaia neste final de semana

Ao tempo em que manifestantes vão novamente às ruas nesta quarta-feira, a partir das 15 horas para protestar a favor de uma reforma política no Brasil, a classe artística se une em um ato público na Praça Alencastro para cobrar uma definição do prefeito. Mais precisamente, que a Secretaria de Cultura volte a funcionar de forma autônoma.

Com virtudes de obra-de-arte The Last of Us é o último suspiro desta geração de games

Enquanto os outros manifestantes partem em passeata pelas ruas da capital, os artistas permanecem no coreto da praça em frente à Prefeitura em um grande sarau, já que vários deles foram convocados e devem realizar um evento ritmado por um protesto musical.

De acordo com uma das lideranças do evento, o músico e produtor cultural Gomes Filho, nem mesmo a Câmara Municipal – em sua unanimidade – aprovou a “fusão”. “Já foram duas audiências que ressaltaram a desaprovação da união das duas secretarias. Entendemos que elas precisam ser independentes. O anseio do trade turístico é diferente da cultura, ainda que elas se ‘abracem’. No caso do Plano Nacional de Cultura, a exemplo, sabemos que há verbas específicas para essa pasta. Dessa forma, seria uma exclusão dessas possibilidades”.

Segundo Gomes, a classe já se uniu antes em uma manifestação, em tempos de comemoração do aniversário de Cuiabá, com a realização do Aniversário dos Excluídos, na Praça da Mandioca. “Desta vez, recriaremos o cenário da Casa Cuiabana e sabemos que o coreto se transformará em um verdadeiro caldeirão de ideologias, mas trata-se de um ato político e apartidário”.

O prefeito, ao certo não estará lá para acompanhar, nem ao menos do paço Alencastro, já que por conta da Copa das Federações, o expediente se encerrará às 14 horas.

Por meio de sua assessoria, Mauro Mendes informou que não há uma fusão, que nem uma decisão foi tomada e que ele segue com reuniões em Brasília para avaliar. “A posição do prefeito é que cultura e turismo devem andar juntos”, pois, em tempo de Copa do Mundo, “o turista que vem para cá quer ver manifestações culturais e a cultura atrai turistas”.
O caso segue ainda sem definição.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet