Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Imagens em Pauta

"O Golem" ganha vida no Imagens em Pauta desta terça-feira

Foto: Reprodução/ Internet

Em setembro e outubro, o expressionismo alemão terá destaque no “Imagens em Pauta”. Dirigido por Carl Boese e Paul Wegener, o primeiro filme deste mês é a segunda versão do longa metragem mudo “O Golem”, feito em 1920.

Cuiabá entra na rota das feiras de troca e mobiliza participantes nesta terça-feira

A trama se passa na cidade de Praga, na República Checa, no século 16. Vítima de perseguição, o rabino judeu Low, com a ajuda de forças das trevas, dá vida a uma estátua de barro. Chamado de “O Golem”, a criatura tem como objetivo proteger os judeus da perseguição.

Este é o segundo filme que o diretor Wegener fez estrelando o golem, ser mítico que pode ser trazido à vida através da mágica. Wegener estava insatisfeito com sua tentativa anterior para contar a história do Golem (Der Golem, 1915) devido a compromissos durante sua produção. Esta segunda tentativa se destina a transmitir mais diretamente a lenda que ouviu em Praga enquanto estava filmando O “Estudante de Praga” (1913).

O arquiteto Hans Poelzig projetou os cenários para se assemelharem a um gueto judeu medieval de Praga. Ele os desenhou especificamente para as filmagens de “O Golem”, criando imagens altamente expressionistas. A cinematografia de Karl Freund, em colaboração com Poelzig e Wegener, é citada como um dos exemplos mais marcantes do expressionismo alemão. O filme foi refeito em 1936 como “Le Golem”, dirigido por Julien Duvivier em Praga.

O “Imagens em Pauta” é gratuito e direcionado aos curiosos e interessados em cinema. O filme integra a programação do sétimo ano de exibições do projeto, realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. A exibição dos filmes acontece no Sesc Arsenal toda terça-feira, às 19:h.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet