Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Música

festival em Chapada

A arte do improviso no Sunset Blues em Chapada dos Guimarães

Foto: Lucas Bólico - OD

A arte do improviso no Sunset Blues em Chapada dos Guimarães
Após mais de uma hora de atraso para o início da jam session Sunset Blues, em Chapada dos Guimarães, no início da noite de ontem, um dos organizadores subiu ao palco, que ainda estava sem bateria. "Temos uma má notícia", anunciou, sugerindo que não haveria mais apresentação. "O por do sol já foi embora", completou logo em seguida. Começavam a soar os acordes da guitarra.

Previsão em Chapada dos Guimarães: tempo carregado de blues com pancadas de rock 'n roll
Quarteto virtuose mostra em repertório que o blues é base fundamental para rock, pop e outros gêneros

A ausência da bateria logo foi esquecida. A base da percussão foi mantida pelo cajon, o que não impediu a apresentação. Três grupos fizeram um passeio pelo blues na Alameda Pomodori e esquentaram a noite que insistia em baixar a temperatura. A neblina tomava Chapada dos Guimarães.



Do improviso para arrumar a percussão aos improvisos dos músicos no palco. Os três grupos chegaram a repetiram algumas músicas e a apresentação lotou o Pomodori e as calçadas em volta. Dentre clássicos e múscas autorais, o sunset preparava o ambiente para a apresentação final.

A bateria ausente na apresentação, aliás, demorou para ser incorporada ao blues. Apesar de ser um ritmo com raízes africanas, ele não tem na percussão uma de suas bases. O som nasceu nos campos de algodão nos Estados Unidos, onde o canto dos escravos embalava a labuta. Era blues vocal e de desabafo.



Só depois chegou o violão, com o qual, empiricamente os negros foram criando as harmonias, chegando ao blues de 12 compassos. Tão antigo, o blues continua vivo quanto seu rei, B. B. King, grande homenageado do evento, que contou com o patrocínio e apoio do grupo Olhar Direto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet