Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

Gastronomia

Licorosos e alcoólicos, vinhos de sobremesa são boa pedida para finalizar refeições

22 Jun 2013 - 09:50

Especial para o Olhar Conceito - Thalita Araújo

Foto: Thalita Araujo

Licorosos e alcoólicos, vinhos de sobremesa são boa pedida para finalizar refeições
Como o próprio nome o descreve, o vinho de sobremesa é uma ótima pedida para finalizar refeições. Licoroso e mais alcoólico que os vinhos comuns (graduação pode chegar a 19%), ele também concentra mais açúcar, revelando sabor forte e doce.

Bárbara Wanderley, proprietária da Enoteca Decanter Cuiabá, explica que os vinhos de sobremesa possuem coloração dourada e normalmente são mais perfumados. “São digestivos, ótimo para acompanhar sobremesas, e são bebidos em cálice, no máximo dois”, diz.

Enoteca Decanter alia espaço para cultuar o vinho e bistrô com pratos variados; aos sábados, preço especial

Dentre os tipos de vinho de sobremesa estão o Sauternes (o mais famosos deles), Late Harvest, Vin Santo, Marsala, Puttonyo e o Porto.

Os Sauternes são denominação de origem controlada, produzidos na França. A estudiosa sobre vinhos conta que a produção deste tipo de vinho de sobremesa é fruto da chamada “podridão nobre”, um processo de perda de líquido das uvas na própria vinha, como se fosse um apodrecimento, ressecando e concentrando açúcar, virando uma espécie de uva passa no pé.

De presentes a eventos, Viña atende mercado cuiabano com mais de 600 rótulos

Além de sobremesas, Bárbara diz que é possível harmonizar este tipo de vinho com queijos azuis, queijos mais curados e Fois Grois. “São alimentos que dão um ótimo contraste”, afirma.

Como é uma bebida para ser tomada em pequenas quantidades, geralmente são vendidos em volumes menores. Ainda assim, para poucas pessoas, é comum que não se consuma uma garrafa inteira. A dica de bárbara é utilizar um vac-au-vin, acessório para vedar e retirar o ar da garrafa, a fim de conservar melhor o restante da bebida e poder armazená-la por mais tempo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet