Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

Maria Archer

Livro sobre escritora portuguesa é apresentado na Alemanha por professora da UNEMAT

Foto: Reprodução

Maria Archer

Maria Archer

Um livro sobre uma ‘escritora viajante’ foi lançado na última sexta-feira (18) na Alemanha. Escrito por Elisabeth Battista, professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres, o livro “Maria Archer – O legado de uma
escritora viajante”, editado pela Colibri, agora segue para Portugal.

Leia mais:
Neto de Rondon entrega livro sobre o avô para Pedro Taques
Governo lança programa de incentivo à Economia Criativa, a "saída para a crise"

Maria nasceu em Lisboa mas morou em Moçambique, Luanda, Guiné-Bissau, Ibo, Faro,voltou para Portugal, depois refugiou-se no Brasil por 24 anos, até ir para o país natal, onde viver seus últimos três anos de vida. A escritora faleceu com 72 anos e escreveu mais de 35 livros durante a vida. Maria Archer foi tema de doutorado de Elisabeth Battista, com a tese “Entre Literatura e Imprensa: Percursos de Maria Archer no Brasil”.

O evento de lançamento do livro de Elisabeth aconteceu na Câmara Municipal de Aachen, cidade de Carlos Magno, na região de Colônia. A apresentação da obra contou com a presença de docentes e pesquisadores da comunidade científica de vários países, como o Instituto Camões, Instituto Internacional de Língua Portuguesa e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

O lançamento faz parte da programação do XI Congresso Alemão de Lusitanistas: O mundo lusófono em movimento: (r) evoluções e transformações. O encontro foi promovido pela RWTH Universidade de Aachen, no qual Elisabeth Battista ainda apresentou o tema “Interfaces literárias e culturais lusófonas - Identidades femininas em diálogo”.

Ainda em setembro a professora promove o livro na Universidade de Aveiro e na Fundação Professor Fernando de Pádua, em Lisboa. A pesquisadora também apresentará resultados de investigação científica em missão internacional.

Sobre a autora


Elisabeth Battista é diretora da Faculdade de Educação e Linguagem (FACEL), no campus de Cáceres. A pesquisadora também é coordenadora da Revista Ciências e Estudos Acadêmicos em Medicina.

Possui mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade de Lisboa. É professora no curso de Licenciatura Plena em Letras e no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (PPGEL) da Unemat.

Além disso, fundou o Centro de Pesquisa em Literatura da universidade e dirigiu a Unemat Editora. Atualmente, integra a equipe editorial da Revista Athena e participa como membro do Conselho Universitário da Instituição.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet