Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

filopoemas

Lançamento do livro 'Provenientes do Azul' acontece nesta sexta-feira

Foto: Reprodução

Lançamento do livro 'Provenientes do Azul' acontece nesta sexta-feira
Uma mistura entre filosofia, poema e poesia resultou no livro “Provenientes do Azul”, de Regina Pouchain, que será lançado na próxima sexta-feira (11), no Circuito Cultural Setembro Freire.

Leia mais:

Setembro Freire traz seminários, rodas de conversa, oficinas e exposições a Cuiabá a partir desta quarta
Uma noite para sentir: Setembro Freire homenageia o artista Wlademir Dias-Pino

Os ‘Filopoemas’, elaborados a partir das leituras, observações, vivências e imaginação, é uma reflexão sobre a experiência vivida e um olhar sobre o mundo. A autora explica que a preocupação maior com o projeto do livro foi de colocar a visualidade e o texto no mesmo nível.

Para a visualidade, ela utilizou dados da realidade de diversas partes do mundo, com apresentação dos elementos da natureza de cada local, sem a presença de personagens:

"Acreditamos que eliminaríamos propositadamente a presença real do figurativo e atingiríamos uma abstração dos detalhes íntimos da natureza. Para acentuar a radicalidade desse pensamento, fizemos cortes propositais das fotos na página", declara Regina.

Quanto ao texto, foi escrito tendo em vista, inúmeras dúvidas, inquietações, surtos poéticos, questões sobre a vida, num mundo ultra-acelerado da condição humana.

De acordo com a Assessoria, Regina ressalta que planejou o livro a partir de uma das mais fascinantes propostas contidas no movimento ‘Poema / Processo’, a de acabar com a separação de gêneros artísticos. "Tanto o texto de índole poético/filosófica, quanto os fotopoemas, devem ser lidos em seu conjunto, como poemas", lembra.

A autora declara que o Setembro Freire, que neste ano homenageia o poeta e artista gráfico Wladimir Dias-Pino, é uma iniciativa especial para quem aprecia a cultura. "O poeta Silva Freire, que, como carioca, aprendi a admirar desde que conheci seu companheiro, o poeta Wlademir Dias-Pino foi, junto com Dias-Pino, um dos que fizeram ainda tão jovem algo de uma consciência e responsabilidade muito rara", afirma.

O Setembro Freire vai de 2 de setembro a 31 de outubro, numa realização da Casa Silva Freire em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Casa Civil.

Serviço

O lançamento da obra Provenientes do Azul de Regina Pouchain acontece no dia 11 de setembro (sexta-feira) no Auditório Centro Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) às 18h30.

Programação

Toda a programação do evento que consiste em exposições, seminário, conversas literárias e ações pedagógicas pode ser encontrada no site e no Facebook Casa Silva Freire.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet