Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Colunas

saúde

Coluna dicas de Saúde: Doenças raras

Foto: Reprodução

Coluna dicas de Saúde: Doenças raras
Sem levarmos em conta a alta mortalidade, pois devido também a sua raridade, boa parte delas não tem tratamento, as raridades médicas são vistas como curiosidades no mais das vezes, mórbidas. A população as enxerga com um misto de ansiedade, medo, compaixão. Exemplos enchem o noticiário da imprensa,  ocupando espaço na imprensa médica com os "case report". Vide casos de xifopagos na imprensa mundial.

O inusitado, o surpreendente, o diferente, o assustador, enchem o imaginário humano, causando calafrios e ilações as mais diversas. Talvez o caso mais famoso seja o do Homem Elefante, que viveu muitos anos como "ator", sendo exposto em reuniões circenses, alvo de extensa investigação médica e era provavel portador de uma patologia incurável a Doença de Von Reckinhausen, e virou filme.

Outros filmes foram pelo mesmo viés, calcados em fatos reais ou não como o filme de relativo sucesso da cantora Cherr que assiste ao seu filho portador de grave deformidade genética uniformemente fatal, e o caso médico religioso do “Óleo de Lorenzo” que infelizmente ao ser extrapolado para casos similares não induziram a curas plenas. Tivemos em nossa região o caso das “Doença do Macaco”, e além do trauma e gravidade dos casos, que devem ser muito bem elucidados, precocemente tem anexados relatos de milagrosas curas com unquentos, beberagens....

A todo dia nossa população é manipulada, enganada.Temos a obrigação de alertá-los, sem desmerecer outras formas alternativas de "tratamento", que o método cientifico é o que melhor salva vidas na história da humanidade.

Com o rigor cientifico consegue-se, às vêzes com lamentável, mas necessária demora ,resultados perenes, que podem ser extrapolados e beneficiam a todos. É sério.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet