Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Arquitetura, décor e design

Sustentabilidade

Arquitetos criam escola sustentável em vila remota usando apenas materiais encontrados na floresta

Foto: MASS design group

Arquitetos criam escola sustentável em vila remota usando apenas materiais encontrados na floresta
O time de arquitetos do escritório norte-americano MASS design group tinha um desafio: construir uma escola em Ilima, no Congo, um vilarejo que exigiu deles uma verdadeira jornada de três voos e seis horas de moto, no meio da floresta. Mas bem, se é difícil até para pessoas chegarem até lá, como levar todos os materiais de construção?

Depois de muita conversa com os moradores, trabalho em campo e pesquisa, o grupo conseguiu chegar ao projeto ideal, utilizando apenas materiais encontrados na floresta que cerca o vilarejo. Em vez de concreto ou tijolos comuns, foram utilizados na construção blocos criados com barro e reforçados com óleo de palmeira, planta abundante na região. Para o telhado, o grupo poderia ter optado por folhas dessa mesma planta, porém, elas não são duráveis o suficiente e precisariam ser trocadas a cada oito meses. Para solucionar isso, chegou-se a uma árvore cuja madeira é bastante resistente e um sistema de telhas foi criado.

Por ser uma região muito quente e sujeita a secas, a escola foi construída com um vão entre as paredes e o telhado, que conta com um sistema de coleta da água da chuva para uso na agricultura. Mais do que apostar na sustentabilidade e em uma construção de qualidade, os arquitetos não quiseram impor um estilo arquitetônico com o qual os moradores de Ilima não estão acostumados e pensaram no depois: com o treinamento que os moradores receberam para construir a escola, eles poderão realizar toda a manutenção da estrutura e trabalhar em novas construções no vilarejo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet