Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

iniciativa

Arranjo Produtivo Local acontece nesta terça-feira para fomentar a economia criativa;Entenda

Foto: Reprodução/ Da Assessoria

Arranjo Produtivo Local acontece nesta terça-feira para fomentar a economia criativa;Entenda
Tendo em vista o desenvolvimento da economia criativa em vários estados brasileiros, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e o Ministério da Cultura (Minc) fizeram uma parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e a Incubadora Mato Grosso Criativo (MT Criativo). Como resultado, nesta terça-feira (16), haverá o Arranjo Produtivo Local (APL) da Economia Criativa do Vale do Rio Cuiabá, às 14h.

Leia mais: Última do ano, Feirinha da 24 de natal acontece neste sábado

De acordo com a assessoria, o evento acontecerá na Casa Cuiabana, onde será apresentado o Plano de Desenvolvimento do APL, aprovado pelo Mdic. O arranjo produtivo local (APL) é uma metodologia que promove a articulação e o fortalecimento de agentes produtivos de um mesmo território que desenvolvem atividades econômicas correlatas e possuem vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.

Geralmente, o APL reúne empresas produtoras de bens e serviços finais, fornecedoras de insumos, prestadoras de serviços, comercializadoras, clientes, cooperativas, associações, representações, organizações de treinamento de recursos humanos, informação, pesquisa, promoção e financiamento, além de agentes públicos.

Em Mato Grosso, a meta é diagnosticar as potencialidades regionais geradoras de receita que fomentam a economia criativa para, em seguida, traçar um planejamento estratégico com foco no fortalecimento dos envolvidos na cadeia produtiva local.

O APL do Vale do Rio Cuiabá tem o objetivo de identificar as potencialidades locais e estimulá-las. Prevê o incentivo aos setores de dança, gastronomia e artesanato por meio de otimização de recursos, orientações para o aumento da produção, obtenção de linhas de crédito e sinalização de novos mercados, recebendo verbas do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

O objetivo é a construção de uma rota turística cultural que abrangerá os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Cáceres, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste e Santo Antônio do Leverger.

Com uma população de um milhão de habitantes e PIB aproximado de R$ 20 bilhões, a região é caracterizada por riquezas naturais como as Baias de Chacororé e Siá Mariana, a Chapada dos Guimarães e o Pantanal; e manifestações culturais ímpares, como as festas de São Benedito e do Senhor Divino, o Rasqueado, a Cavalhada e as danças do Cururu e Siriri, entre outras. 



Serviço
 
EVENTO: Apresentação do APL de Economia Criativa do Vale do Rio Cuiabá 

LOCAL: Casa Cuiabana - Av. Gen. Valle, 181 - Bandeirantes, Cuiabá
DATA: Terça-feira, 16 de dezembro
HORÁRIO: 14 h.
MAIS INFORMAÇÕES: 99377048 (Noelisa Andreola )/92260922 (Neusa Baptista)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet